Benefícios do açúcar demerara

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 29 de setembro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Açúcar demerara: considerado um intermediário entre o açúcar mascavo e o açúcar branco refinado, este tipo de açúcar recebe uma quantidade infinitamente menor de aditivos químicos. Conheça agora seus benefícios, indicações e contraindicações.

O açúcar demerara é um intermediário entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Em termos nutricionais ele é muito parecido com os valores nutricionais do açúcar mascavo, que, por não ser refinado, conserva tanto os minerais quanto as vitaminas da cana de açúcar.

O grão do açúcar demerara é marrom claro e, sem dúvida, é ótimo para utilizar no dia-a-dia, já que ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo (que deixa um gosto de cana-de-açúcar) e é tão saudável quanto esse

Para que serve o açúcar demerara?

Por não receber tantos aditivos e produtos químicos, o poder adoçante do açúcar demerara não é tão grande quanto o do açúcar branco. Por isso, geralmente é usado em maior quantidade para adoçar uma receita ou uma bebida.

Assim como o açúcar mascavo ou o açúcar branco refinado, o açúcar demerara serve para o preparo de receitas doces e para adocicar bebidas. Há algum tempo era mais difícil encontrar em supermercados já que não era tão consumido. Hoje é mais fácil encontrar em mercados comuns, além, claro, das casas de produtos naturais.

Quais são os benefícios do açúcar demerara?

Assim como qualquer alimento, principalmente se tratando de um tipo de açúcar, o demerara deve ser consumido em quantidades adequadas. Se assim for feito, ele pode trazer alguns benefícios para a saúde.

O primeiro benefício é a quantidade de nutrientes e vitaminas presentes, que estão ausentes no açúcar branco refinado.

A quantidade é semelhante ao açúcar mascavo e pode ser uma boa opção de substituição por causa do gosto mais forte de melado de cana do açúcar mascavo.

No entanto, mesmo possuindo uma quantidade semelhante de nutrientes, o açúcar pode se tornar um malefício para a saúde se consumido exageradamente, causando os mesmos problemas que o açúcar branco refinado pode causar. Portanto, moderação!

Desvantagens

Nem tudo são flores. Apesar do açúcar demerara receber uma quantidade menor de aditivos químicos comparados a outros tipos, ele não conserva a maioria das vitaminas e nutrientes como, por exemplo, o açúcar mascavo.

Ao mesmo tempo em que pode ser utilizado para o preparo de receitas (já que não possui um sabor forte de melado como o açúcar mascavo), não é o tipo mais saudável de açúcar, apesar de estar a frente do branco refinado.

Processo de produção

Apesar de não ser tão natural quanto o açúcar mascavo, o açúcar demerara é geralmente um pouco mais caro do que o mascavo.

Ele passa por um processo de refinamento mais brando do que o açúcar branco, não recebendo tantos produtos químicos e aditivos para seu refinamento. Por isso, possui uma cor amarronzada como o mascavo, porém em um tom mais claro.

Isso também faz com que o gosto não fique forte como o do açúcar mascavo e nem tão doce como o açúcar branco. É um intermediário entre os dois.

É geralmente usado para a produção de doces mais requintados, e justamente por isso ele acaba sendo mais caro dentre os vários tipos de açúcar que existem no mercado.

Açúcar demerara engorda?

Sim, engorda, como vários outros tipos de açúcar, principalmente, por conter uma quantidade relativamente alta de calorias. Ele não engorda como outros tipos de açúcar, como o branco, mas ele pode sim aumentar o peso.

Para que isso seja evitado, o ideal é que ele seja consumido em uma quantidade que não ultrapasse 10% da quantidade de calorias diárias.

Ou seja, se a sua dieta é de 2500 kcal por dia, consuma no máximo 250 calorias do açúcar, o que equivaleria a quase quatro colheres de sopa de açúcar.

Mais do que isso, começa a se tornar um exagero e o açúcar em excesso passa a ser convertido em ácidos graxos que vão para a corrente sanguínea sendo posteriormente distribuídos em todo o organismo se acumulando em forma de gordura.

Mesmo sendo uma opção mais saudável, o excesso pode não só aumentar a gordura corporal como dar origem a doenças mais graves.

Indicações de uso

O açúcar demerara pode e deve ser utilizado por todas as pessoas que buscam ter uma dieta mais saudável e equilibrada, procurando diminuir a quantidade de açúcar branco refinado nos alimentos.

Para se ter uma ideia, uma lata de refrigerante possui quase 50 g de açúcar branco, o que daria quase 5 colheres de sopa.

O exagero no consumo do demerara pode causar o aparecimento de inflamações no organismo, o que é extremamente prejudicial para a saúde, principalmente para diabéticos.

Contraindicações

Apesar de ser mais natural, o açúcar demerara não deve ser consumido por crianças abaixo de dois anos, diabéticos, gestantes e lactantes.

Alem disso, pessoas com inflamações crônicas também devem evitar ao máximo o consumo não só do açúcar demerara como de qualquer outro tipo, já que o excesso do produto pode ocasionar o aumento de inflamações no organismo.

Pessoas com problemas dentários também devem evitar seu consumo, já que ele pode aumentar as cáries ou mesmo originar uma.

Pessoas com colesterol alto e problemas de visão também devem evitar o consumo excessivo, já que grandes quantidades de açúcar podem afetar a visão, originando problemas como a miopia.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.