Aeróbico na esteira ou no transport (elíptico): qual é melhor?

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 24 de janeiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

O aeróbico na esteira ou transport qual é melhor? Apesar de os aparelhos apresentarem adaptações semelhantes, quando o assunto é a capacidade cardiovascular de pessoas que estão iniciando um programa de treino aeróbio, cada um tem suas particularidades.

O transport ou elíptico em comparação a esteira, causa menos impacto sobre as articulações, sendo portanto a melhor opção para quem está acima do peso ou se recupera de uma lesão.

No transport o impacto sobre os joelhos é de aproximadamente duas vezes o seu peso do corpo. Já na esteira, o impacto pode ultrapassar três vezes o peso corporal, em uma corrida leve.

Por outro lado, o impacto resultante do contato dos pés com a esteira ajuda a fortalecer os ossos, benefício importante para aquelas que não sentem dores articulares e que não estão se recuperando de lesão.

Outro ponto que os diferencia: gasto de calorias e aumento do VO2 máx. O aérobico na esteira apresenta uma força de reação contra o solo bastante significativa, apesar dos seus sistemas de amortecimento que minimizam o impacto.

Devido a essa característica, a queima calórica pode chegar a até 400 calorias em 30 minutos de atividade. O transport, por sua vez, pode atingir uma queima calórica de até 250 calorias no mesmo tempo, justamente por não existir força de reação.

Apenas por isso, a maior parte das pessoas certamente apostaria na esteira. Mas estudos da Universidade de Missouri-Columbia (EUA) mostram que a falta de impacto nas articulações permite queimar quase a mesma quantidade de calorias que a esteira, com a vantagem de que o usuário tem a sensação de que o esforço que ele está fazendo é menor.

De acordo com a pesquisa, se uma pessoa quiser queimar exatamente as mesmas calorias que as eliminadas quando se usa a esteira, ela terá de ficar no elíptico 10% mais tempo.

Como a maior parte das pessoas está acostumada a andar, trotar e correr, a esteira geralmente é o exercício mais natural para a maioria e elas conseguem queimar mais calorias porque se sentem confortáveis na atividade.

Muitas pessoas sentem dificuldade em se equilíbrar quando começam a se exercitar no elíptico e tendem a segurar nas barras do aparelho.

Os resultados do estudo mostraram que segurar nas barra reduz o VO2 (a porcentagem do VO2 máx., ou seja, a intensidade na qual uma pessoa se exercita) e o gasto calórico.

Portanto, para quem não tem problema em se equilibrar, o recomendado é segurar cada barra com apenas dois dedos de uma das mãos para reduzir esse efeito. Essa mudança simples na posição da mão faz uma tremenda diferença.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.