Como se alimentar de forma saudável na rua

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 29 de novembro de 2016 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Se alimentar de forma saudável nem sempre é possível devido a correria do dia dia, e as vezes, a falta de opção.

Nos restaurantes por quilo, encontramos muita variedade alimentar, preparações com queijo, creme de leite, manteiga, empanados e fritos. Aparecem até salgadinhos de festa.

As pessoas vão descobrindo ao longo do percurso o que vão colocar no prato. Desta forma, é muito comum a mistura de mais de uma proteína, vários tipos de carboidratos e preparações cremosas.

Em restaurantes “à la carte”, couvert com pão de queijo, pães, pastinhas e queijos. O prato principal também é mais elaborado (mais de um carboidrato, preparações fritas e cremosas) e com porções grandes, principalmente para mulheres.

Quando precisam comer rapidamente, as pessoas acabam recorrendo a fast food, “combos” de sanduíches com batata frita ou salgados que possuem alta densidade energética, muita gordura e poucos nutrientes.

Veja dicas de como se alimentar de forma saudável na rua

Restaurante a quilo

Observe primeiramente todas as opções oferecidas antes de entrar na fila para montar o prato.

Divida o prato: 50% do prato para hortaliças A e B (saladas e legumes), 25% para uma proteína animal e/ou vegetal e 25% para um tipo de carboidrato, sempre de preferencia aos de baixo índice glicêmico.

Restaurantes “à la carte”

Durante a semana evite pedir “couvert” ou entradinhas elaboradas. O prato principal normalmente é composto por uma proteína e dois acompanhamentos. Portanto, escolha uma fonte proteica magra, um acompanhamento de verduras, legumes ou saladas e o outro acompanhamento de um tipo de carboidrato.

Evite preparações fritas, empanadas, cremosas, gratinadas. Cuidado com os molhos das carnes e saladas. Na dúvida, peça “molho à parte” e coloque uma pequena quantidade. Não utilize molhos à base de maionese, manteiga, creme de leite e queijos.

Sanduíches

Mesmo na correria do dia a dia podemos encontrar substitutos rápidos e saudáveis para refeição. Cuidado com sanduíches “naturais”, muitas vezes são elaborados com maionese ou creme de leite.

Dê preferência aos pães integral, árabe, folha, ciabatta ou baguete. Evite croissant e focaccia, pois são pães ricos em gordura (manteiga e azeite respectivamente) e possuem alta densidade calórica.

Como recheio, utilize proteínas magras: cottage, ricota, pasta grão de bico, atum, filé de frango, filé mignon, rosbife, lombinho, carpaccio (salmão, haddock, carne), tofu, pasta de soja, hambúrguer de quinoa/ soja. Acrescente hortaliças ou acompanhe com salada, por exemplo: alface, rúcula, tomate, cogumelos, cenoura e beterraba ralada, brotos, cebola, berinjela, pimentão.

Veja algumas dicas fazem muita diferença na dieta:

– Não fique sem almoçar;
– Evite processados;
– Evite comer na mesa de trabalho;
– Delivery: tenha uma lista de restaurantes e lojas de sanduíches saudáveis que entreguem. Opte por refeições rápidas (“fast food”) saudáveis;
– Sempre que puder, leve sua “marmita”. A comidinha caseira elaborada com alimentos frescos e a certeza de como foi preparada é a melhor opção;
– Evite comer em buffet ou rodízios, sempre se come mais do que precisa.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Artigos Relacionados


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/new65820/public_html/oniquenutrition.com/blog/wp-content/themes/tema-geracao-fit/single.php on line 302

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.