7 alimentos aliados contra a gastrite

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 25 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de junho de 2019

Alimentos aliados contra a gastrite: uma das queixas muito frequentes atualmente nos consultórios médicos é a “dor no estômago, muitas vezes gastrite ou refluxo, conheça alimentos que podem contribuir para melhora da gastrite.

A gastrite (inflamação da mucosa do estômago) pode ser desencadeada por várias causas, como algumas citadas abaixo:

  • Colonização por bactéria (Helicobacter pylori);
  • Uso de medicação por tempo prolongado que agride a mucosa gástrica (anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico);
  • Aumento da secreção ácida do estômago por estresse (gastrite “nervosa);
  • Intolerância (individual) a alguns alimentos irritantes da mucosa gástrica.

Dentre os cuidados e tratamentos indicados para o paciente com gastrite, além da medicação específica, há grande importância para a questão alimentar, sendo muitas vezes decisiva na melhora do quadro clínico.

Gastrite: alimentos que devem ser evitados

Alimentos mais gordurosos geralmente necessitam de uma digestão mais intensa, exigindo uma produção maior de suco digestivo pelo estômago que, por ser muito ácido, pode piorar o quadro da gastrite. Para evitar que isso aconteça é importante evitar o consumo de frituras, carnes gordurosas, manteiga, chocolate, queijos gordurosos (amarelos), biscoitos amanteigados, croissants e embutidos em geral.

Alguns temperos e condimentos fortes também podem trazer desconforto ao paciente com gastrite, como pimentas, noz-moscada, vinagre, mostarda, cravo-da-índia e páprica, sendo melhor evitá-las principalmente na fase inicial dos tratamentos.

7 alimentos aliados contra a gastrite

Os hábitos alimentares podem contribuir para a melhora da gastrite ainda é um assunto polêmico na medicina, mas certamente as observações das experiências acumuladas no dia a dia do consultório permitem predizer alguns fatos, como descritos abaixo:

1. Hortelã e alecrim

Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. Eles atuam como calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.

2. Frutas não ácidas

Laranja lima, banana, maçã, e, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

3. Suco de aloe vera

O suco de Aloe vera, erva também conhecida como babosa, tem poder cicatrizante. Ou seja, além de não ser prejudicial, ainda contribui na cura da ferida estomacal.

4. Alimentos com lactobacilos

A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

5. Biomassa de banana verde

Quando cozida, a banana verde apresenta um amido resistente, definido como prebiótico. Essa substância funciona como alimento dos lactobacilos, mantendo-os vivos. Quando uma pessoa desenvolve gastrite, seu estômago é povoado com bactérias más, ocasionando déficit de bactérias boas. Ao ingerir a biomassa, os lactobacilos permanecem vivos, auxiliando na recuperação do tecido.

6. Peixe e frango com pouca gordura

Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza – ao forno ou grelhados – e carnes vermelhas menos gordurosas – o que inclui patinho, coxão mole e lagarto – estão liberadas.

7. Suco verde

O suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago, além de vitamina C e magnésio.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.