Alimentos que deveriam ser consumidos orgânicos

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 04 de junho de 2019 | Atualizado em 04 de junho de 2019

A grande preocupação das pessoas com resíduos químicos frequentemente encontrados em alimentos cultivados com uso de pesticidas estão fazendo aumentar a procura por alimentos orgânicos no mercado.

Alimentos com agrotóxicos estão ligados ao câncer, problemas reprodutivos e outros problemas de saúde.

Outros querem apoiar um sistema que visa proteger o bem-estar dos animais como aves, suínos e bovinos e se preocupam com o uso excessivo de antibióticos.

Outros ainda escolhem os alimentos orgânicos por causa da evidência de que os impactos ambientais da agricultura convencional são prejudiciais para a qualidade do solo, da água e para o meio ambiente como um todo.

No entanto, sabemos que alimentos orgânicos geralmente custam mais do que os cultivados convencionalmente e podem ser mais difíceis de encontrar em todos os supermercados. Então, se o seu orçamento e tempo são limitados, você pode querer priorizar alguns. E aqui estão boas dicas para isso.

Alimentos que deveriam ser consumidos orgânicos

Morangos e outras bagas

Testes anuais da Food and Drug Administration (FDA) e do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) concluíram que morangos não orgânicos carregam regularmente resíduos de muitos tipos de pesticidas, incluindo produtos químicos sintéticos para matar insetos e herbicidas.

Uma amostra de morangos examinados por cientistas do USDA continha resíduos de 22 pesticidas diferentes. O nível de alguns resíduos encontrados era tão alto que seria considerado ilegal de acordo com dados do governo.

Uma análise do Environmental Working Group (EWG) concluiu que os morangos são os alimentos com maiores níveis de pesticidas do mercado. As amoras também merecem atenção especial por causa dos níveis de resíduos de pesticidas.

Couve e espinafre

Verduras não orgânicas muitas vezes também vêm com vestígios de resíduos de pesticidas potencialmente ruins para a saúde. Embora a couve seja considerada um alimento bastante popular para a saúde, a USDA relatou ter encontrado 17 pesticidas diferentes em algumas amostras de couve.

Também se descobriu que o espinafre não orgânico carrega resíduos de um inseticida chamado permetrina, que está ligado a efeitos neurológicos em crianças. A USDA encontrou o inseticida em 76% das amostras de espinafre juntamente com resíduos de diferentes fungicidas projetados para matar mofo e bolor.

Maças, morangos e batatas

Maças, morangos e batatas orgânicos são expostos a menos agrotóxico e tem maiores níveis de antioxidantes que os produzidos convencionalmente.

Leite

Como tem níveis mais saudáveis de gordura na composição, leite orgânico pode beneficiar mulheres grávidas, crianças e aqueles que têm maior risco de desenvolver doenças cardíacas.

Carne e ovos

Como têm bastante gordura, carnes e ovos costumam acumular pesticidas organoclorados. Comprar tais produtos orgânicos evita exposição a pesticidas.

Soja

Soja convencional pode ser transgênica. Se possível, escolha soja orgânica, inclusive o tofu.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.