Riscos dos aplicativos fitness sem orientação personalizada

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 11 de janeiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Aplicativos fitness: saiba porque você não deve basear o seu treino nessas ferramentas que prometem resultados sem levar em conta o fator fundamental para que isso aconteça: a sua Individualidade Biológica.

Com o avanço do acesso à tecnologia, aplicativos para smartphones que oferecem programas de treinamento que prometem resultados rápidos a um baixo custo ganham cada vez mais destaque.

O que poucas pessoas sabem é que esses aplicativos fitness além de não serem capazes de prescrever o treino ideal, ainda pode oferecer riscos à saúde.

A lista de apps com orientação e fichas de exercícios físicos é imensa. Alguns ajudam a controlar a corrida, outros organizam a rotina de atividades.

Seja agachamento, abdominal, pilates, musculação, ciclismo, caminhada ou yoga, basta uma rápida pesquisa na loja de aplicativos e pronto.

Porém, os riscos envolvidos em se exercitar sem orientação profissional são grandes, levando, inclusive, a lesões. Um dos princípios mais importantes de um treinamento equilibrado é a Individualidade Biológica de cada pessoa, coisa que os aplicativos não levam em conta.

Os apps podem até ser úteis, mas com o devido acompanhamento profissional, funcionando apenas como um complemento do treino.

Vale lembrar que detalhes na execução de movimentos influenciam não só no resultado do exercício, mas também no aumento do risco de lesões em quem pratica.

Até a tradicional e leve caminhada, sem a devida orientação, pode ser problemática. Procure a ajuda de um profissional qualificado, mesmo que somente no início da prática.

Aplicativos fitness podem ajudar, mas também atrapalhar se não houver cuidado.

Confira alguns dos pontos fracos e problemas dos aplicativos fitness:

Genericismo biológico

É, talvez, o principal problema dos aplicativos fitness. Sem uma avaliação detalhada da pessoa, o resultado físico esperado pode se transformar em um problema.

Mesmo que os apps ajudem com a escolha dos exercícios, são incapazes de identificar padrões alterados de movimento e muito menos corrigi-los.

Progressão de carga

O aplicativo é feito para um grande público. Entre os usuários, existem pessoas com mais e menos força, resistência, potência e flexibilidade.

Mesmo que pesquisas sejam utilizadas para o desenvolvimento do app, é muito difícil que ele leve em conta todos os fatores que influenciam e afetam um exercício.

Com isso, os treinos acabam se tornando ineficazes dentro de pouco tempo, pois não há a progressão das cargas.

Impossibilidade de correção de pequenos desequilíbrios

Imagine que você tenha uma pequena atrofia nos músculos da região lombar. Como um treino composto por exercícios genéricos pode ajudá-lo? Com isso, desequilíbrios musculares aumentam e o usuário terá um resultado pior do que com a ajuda profissional.

Ausência de planejamento

Mesmo com uma sequência de cargas e exercícios bem pensados, o planejamento não é personificado, ponto essencial para os resultados.

Uma pessoa de 20 anos, saudável e com a saúde em dia, não vai ter o mesmo desenvolvimento de uma pessoa sedentária, de 45 anos e problemas de saúde. Cada caso é um caso. Exercício é coisa séria, envolve riscos e precisa de personalização e qualidade.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.