Benefícios do kiwi para a saúde gastrointestinal

Compartilhe esse artigo!
Por  Dalcia Klimaczewski  |  Nutricionista - CRN 8 12426 Publicado em 05 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Os benefícios do kiwi são inúmeros para o organismo, pois esta fruta originária da China possui muitos nutrientes que contribuem para a promoção da saúde, como a vitamina C e o potássio. Além disso, o kiwi é uma fruta pouco calórica e que apresenta grande quantidade de água e fibras, que contribuem para o funcionamento do intestino.

Já dá para imaginar por que o kiwi promove a saúde intestinal, mas os benefícios dessa fruta vão muito além do seu conteúdo de fibras. Veja a seguir quais são os benefícios do kiwi para o bom funcionamento do intestino e do organismo em geral.

Benefícios do kiwi para saúde intestinal

1. Aumenta a produção de mucina no intestino

A camada mucosa que recobre todo o intestino é uma barreira de proteção contra a invasão de agentes externos, muitas vezes nocivos à saúde. Ela é formada principalmente por mucinas, que são responsáveis pela produção de muco para o revestimento do intestino.

Um estudo recente demonstrou que o consumo de kiwi fez aumentar a produção das mucinas no trato gastrointestinal. Os resultados foram de que houve aumento do número destas células pelo aumento da expressão do gente da mucina, induzido pelo consumo de kiwi.

2. Contribui para o crescimento da microbiota intestinal

Pesquisadores afirmam que o kiwi pode funcionar como um prebiótico no intestino, aumentando o número de colônias de bactérias benéficas, como a Faecalibacterium prausnitzii. Esta bactéria é responsável pela produção de butirato, que serve de alimento para as outras bactérias, favorecendo o crescimento microbiano.

Com a modificação na flora intestinal, através do consumo de kiwi, verificou-se que houve melhoras em casos de pacientes com constipação, devido ao bom funcionamento do intestino proveniente do crescimento da microbiota intestinal.

3. Ajuda na digestão de proteínas

O kiwi possui uma grande quantidade da enzima actinidina, responsável por acelerar o processo digestivo. Isso acontece devido ao fato desta enzima ajudar na quebra das proteínas de alimentos como as carnes, peixes, legumes, cereais, leite e ovos ainda no estômago.

4. Acelera o trânsito intestinal

A grande quantidade de fibras presente no kiwi auxilia no funcionamento e na motilidade do intestino, aumentando o volume fecal e acelerando o trânsito intestinal.

Portanto, os benefícios do kiwi para a saúde intestinal fazem desta fruta uma boa escolha para se incluir diariamente na alimentação. Porém, o consumo de kiwi deve ser associado a uma alimentação saudável e balanceada, pois os benefícios não podem ser atribuídos ao kiwi de forma isolada.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”13707″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″][/vc_column][vc_column width=”5/6″][vc_column_text]Dalcia Klimaczewski[/vc_column_text][vc_column_text]24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Dalcia Klimaczewski

Nutricionista

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduanda em Comportamento e Transtornos Alimentares pelo Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar (IPCAC).

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.