Benefícios do Mamão

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 05 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Benefícios do mamão: considerada uma das frutas mais saudáveis no mundo, o mamão além de completo, saboroso e saudável, oferece inúmeras vantagens à saúde.

A fruta contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas. Esta enzima é especialmente concentrada na fruta ainda verde e serve para fazer suplementos digestivos e também é usada como um ingrediente em algumas gomas de mascar.

Principais benefícios do mamão

1. Previne enjoos e ajuda no tratamento da constipação

Tomar suco de mamão e comer a fruta madura ajuda na digestão dos alimentos. A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E no mamão também previnem enjoos pois produzem um efeito tônico no estômago e nos intestinos.

2. Protege contra doenças cardíacas

Comer mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. A fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A.

Estes nutrientes ajudam a evitar a oxidação do colesterol, reduzindo os níveis dos mesmos e evitando problemas cardíacos que ocorrem devido ao acumulo do excesso nas paredes sanguíneas.

3. Dá suporte ao sistema imunológico

A vitamina C e a vitamina A, que são desenvolvidas no organismo a partir do betacaroteno, presente em abundância no mamão, são necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O mamão atua na prevenção de doenças infecciosas como dores de ouvido recorrentes, constipações e gripes, entre outras, portanto, são mais alguns dos benefícios do mamão para nossa saúde.

4. Mamão como anti-inflamatório

O mamão contém várias enzimas que digerem proteínas específicas, incluindo a papaína e quimopapaína. Estas enzimas servem para ajudar a reduzir a inflamação e para melhorar a cicatrização de queimaduras.

Além disso, os nutrientes antioxidantes encontrados no mamão, incluindo a vitamina C e o betacaroteno, são bons para reduzir a inflamação.

5. Protege contra a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença do olho relacionada à idade e é a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos. Nesta condição, as células oculares se degeneraram, o que resulta em visão turva e pode causar cegueira.

De acordo com um estudo publicado no Archives of Ophthalmology, o consumo diário de mamão pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

6. Pode proteger contra a artrite reumatoide

Enquanto um estudo sugere que altas doses de suplementos de vitamina C podem causar osteoartrose, um tipo de artrite degenerativa, outro indica que o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como o mamão, pode proteger contra poliartrite, uma forma de artrite reumatoide que envolve várias articulações.

7. Ajuda a emagrecer

Mamão é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem está planejando perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome e tem propriedades que trazem benefícios do mamão ao funcionamento do intestino.

8. É bom para diabéticos

Embora o mamão seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3 g em um copo de mamão cortado). Esta propriedade faz da fruta uma excelente escolha para diabéticos.

9. Previne sinais de envelhecimento

O mamão é rico em vitamina C, vitamina E e antioxidantes como betacaroteno, que ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressecamento da pele.

10. Promove o crescimento do cabelo

A vitamina A em si é utilizada na produção de sebo, um composto que é crucial para manter os cabelos lisos, brilhantes e hidratados. A aplicação externa de extrato de mamão no couro cabeludo pode ajudá-lo a se livrar da caspa, causadora da queda de cabelos em muitas pessoas.

11. Pode prevenir o câncer

Um dos benefícios do mamão é ser rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.