Bicarbonato de sódio é a maneira mais eficaz para retirar agrotóxicos de frutas

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 28 de agosto de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Bicarbonato de sódio para retirar agrotóxicos: o vinagre não é o maior aliado na hora de lavar as frutas. Um estudo mostrou que o bicarbonato de sódio misturado com água é o método mais eficaz de remover agrotóxicos ou pesticidas de frutas, verduras e legumes.

O teste foi feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, em maçãs. Segundo a revista Time, as maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental.

Quer uma feira livre de pesticidas? Já que nem sempre é possível encontrar ou comprar alimentos orgânicos, uma pesquisa recente publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou uma alternativa simples e eficaz para retirar agrotóxicos de frutas, verduras e legumes: o bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio para retirar agrotóxicos: estudo

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores utilizaram uma maçã e dois pesticidas muito usados na agricultura, o tiabendazol e o phosmet. A fruta ficou exposta a estes produtos por um período de 24 horas.

Em seguida, eles lavaram a maçã com três diferentes compostos: apenas com água, por cerca de dois minutos; com uma solução, à base de hipoclorito de sódio, muito utilizada nos Estados Unidos, por 8 minutos; e, por 15 minutos, em uma mistura de bicarbonato de sódio e água, na proporção de 10 mg/l.

De acordo com a pesquisa, das três alternativas, o bicarbonato foi a solução mais eficiente. Ele foi capaz de remover 96% do phosmet e 80% do tiabendazol. A diferença se dá por conta da penetração de cada produto na fruta.

Para o pediatra e toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, o bicarbonato é um grande aliado da alimentação saudável, e seu uso não precisa ser restrito às frutas. Ele também serve para limpar os agrotóxicos de legumes e verduras.

Segundo o médico, quando usado além dos níveis permitidos pela legislação, o agrotóxico pode provocar tumores, câncer, problemas no fígado, rins e sistema nervoso.

Para nós brasileiros, isso tende a se tornar um problema ainda mais evidente depois que uma Comissão especial da Câmara dos deputados aprovou parecer que muda legislação brasileira sobre agrotóxicos. A chamada PL do Veneno tenta substituir o termo agrotóxico por “produtos fitossanitários” e prevê diversas mudanças que estimulam o uso de agrotóxicos e pesticidas. Dentre estas medidas está a facilitação da burocracia para a liberação de agrotóxicos idênticos e similares a outros já registrados.

Retirar os agrotóxicos não deve ser a única preocupação quando se fala da limpeza de frutas, verduras e legumes. Além da presença de agrotóxicos os alimentos podem também estar contaminados com germes. Então, o correto é lavar primeiro com bicarbonato e depois lavar com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água).[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.