Benefícios da Capuchinha

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 12 de setembro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele. Seu nome científico é tropaeolum majus.

Pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Capuchinha: indicações

A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insônia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas.

Propriedades

As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, antisséptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Como utilizar

As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas. Veja como preparar uma infusão  dela para tratamento da caspa:

Adicionar 4 colheres picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com a mistura final, resultado da infusão.

Efeitos Colaterais

O único efeito colateral da capuchinha, conhecido até então, é a irritação gástrica, nos casos de ingestão. Porém, em todo o caso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para melhor avaliação de uso individual.

Contraindicações

A capuchinha está contraindicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.