A importância dos carotenoides

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 30 de março de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, sendo os responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais, a qual pode variar desde o amarelo até o vermelho, como a encontrada no tomate vivo.

Licopeno é o carotenoide responsável pela cor vermelha do tomate. Além do tomate e seus derivados (suco, sopa, molho, catchup, etc), goiaba, melancia e mamão também são importantes fontes de licopeno presentes na nossa dieta.

Outro principal alimento fonte de carotenos é a cenoura, que quando cozida concentra mais o pigmento, apresentando maior quantidade de betacaroteno do que quando consumido cru.

Dos mais de 600 carotenoides existentes na natureza, aproximadamente 20 estão presentes no plasma humano e tecidos, e não mais que seis em quantidades elevadas: alfa – caroteno, beta-caroteno, beta -criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina.

O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí- las. Os carotenoides têm sido assunto de interesse da comunidade científica há muitos anos devido ao fato que muitos deles se convertem em vitamina A no organismo.

recentemente pesquisas demonstraram que os carotenoides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.