Cera na maçã: prejudicial ou inofensiva?

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 29 de julho de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Cera na maçã: afinal, de que é composta a cera que faz com que a fruta ganhe a aparência brilhante? Ela é prejudicial ou inofensiva? Descubra!

A cera que reveste as cascas das maçãs existe de fato, mas não são colocadas nem pelos agricultores, nem pelos mercados ou vendedores. A cera é natural, produzida pela própria fruta e não faz mal a saúde.

Lenice Magali do Nascimento, pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), esclarece que ao contrário da maçã, algumas frutas de fato recebem uma mistura de cera de carnaúba e resinas feitas à base de colofônia, que assim como a carnaúba, tem origem vegetal.

Pode ser utilizada também a cera produzida pelas abelhas, ou ainda a goma laca, que é uma resina produzida por um inseto carnaúba é uma palmeira encontrada no nordeste brasileiro, a partir do revestimento que possui em suas folhas é retirado um pó, de onde é obtida a cera.

A imersão de algumas frutas em ceras e resinas, tem como objetivo deixar a fruta mais bonita e repor a cera natural que elas mesmo produzem, e que são removidas após a escovação.

A maioria das frutas que aplicam cera não se come a casca (como o caso de tangerinas, laranjas e abacate). A maçã brasileira não recebe aplicação de cera, a que ela tem é natural.

A maçã, após a colheita, passa por um processo de lavagem simples com cloro, logo em seguida vai para a secagem e acondicionada na embalagem. Maçãs não recebem escovações, isso iria ferir a casca sensível que certamente seria rejeitada pelo consumidor.

Mesmo nas frutas que recebem a cera de carnaúba não fazem mal a saúde. Se trata de uma cera natural e aditivo alimentar.

Conclusão

Supermercados não colocam cera na maçã. A cera na maçã é uma proteção natural produzida pela própria fruta e não faz mal a saúde.

Diferente da maçã, algumas frutas como a tangerina, laranja, limão, abacate etc podem ser banhadas, pelos produtores, em resinas naturais para proteção e reposição da cera natural que essas frutas perdem no processo de higienização, mas, ainda assim, essa cera, resina ou película não fazem mal a saúde.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.