Cloreto de magnésio: 5 benefícios do mineral para a saúde

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 02 de março de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

O cloreto de magnésio é um dos principais suplementos do mineral magnésio, já que é o formato com que o mineral é melhor absorvido pelo corpo.

O magnésio é um mineral necessário em diversos processos e reações do organismo, como no uso dos músculos, respiração e até uso do cérebro.

Tamanha importância se deve ao fato do magnésio se relacionar com a produção de energia das células. Por isso, sua deficiência pode trazer muitas consequências ao corpo, como intestino preso, problemas no controle da glicemia, problemas cardiovasculares e até mesmo no sistema nervoso.

Por isso, mesmo muitas pessoas com problemas de saúde decorrentes da falta de magnésio podem se beneficiar com a suplementação desse nutriente. No entanto, a substância não trará benefícios caso não haja deficiência deste mineral.

Portanto, se você acredita que o cloreto de magnésio pode te ajudar, procure antes nutricionista ou médico nutrólogo que possa analisar se você tem deficiência do mineral e se ele realmente poderá trazer melhoras para sua saúde.

Cloreto de Magnésio: Benefícios

Alguns estudos mostram que o cloreto de magnésio pode ser benéfico para algumas situações, como:

1. Tratamento do diabetes

A insulina, hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células, precisa do magnésio para ser produzida e também para ajudar na metabolização do açúcar. Quando ele não cumpre seu papel corretamente, a pessoa desenvolve um quadro de diabetes.

Como pessoas com diabetes têm menos magnésio no organismo (ele costuma ser excretado com a glicose extra do sangue), estudos mostraram a suplementação de cloreto de magnésio em diabéticos melhorou a ação da insulina e consequentemente trouxe um melhor controle do quadro.

2. TPM e cólicas menstruais

O cloreto de magnésio pode ser eficiente para mulheres. Alguns estudos já mostraram que a suplementação do mineral pode reduzir a TPM e também as cólicas menstruais, se ele for tomado antes da menstruação. Mas, não se sabe ainda ao certo o motivo dessa propriedade.

3. Redução de crises de asma

O magnésio parece ajudar quem tem asma, já que as crises são provocadas pela contração das paredes dos brônquios, estruturas que levam o ar para o pulmão, causando a falta de ar. Alguns estudos indicam que a suplementação com cloreto de magnésio ajuda a dilatar essas estruturas, evitando crises da doença.

4. Melhora da enxaqueca

O magnésio também tem o poder de relaxar os vasos sanguíneos, da mesma forma que relaxa os brônquios. Dessa forma, ele ajuda na enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que ocorre justamente devido a contração e dilatação das veias do crânio.

Como conseguir o magnésio naturalmente?

O magnésio pode ser encontrado em diversos alimentos. Sua maior fonte são os vegetais com folhas verdes, já que a clorofila é composta por magnésio. Mas ele também pode ser encontrado em boas quantidades em carnes e cereais e está presente de alguma maneira em quase todos os alimentos.

Alimentos fontes de magnésio

* Farelo de trigo
* Semente de abóbora
* Nozes
* Grão de bico
* Aveia
* Agrião
* Beterraba
* Abacate
* Carnes
* Lacticínios
* Frutos do mar
* Vegetais verdes

Os alimentos mencionados são biodisponíveis, principalmente as sementes, oleaginosas e folhas verdes. É interessante consumir as fontes de magnésio da forma mais natural possível, sendo que crus, cozidos no vapor ou grelhados são as melhores opções.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.