Perigos dos corantes e conservantes

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 14 de junho de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Corantes e conservantes: as substâncias usadas para dar cor e sabor à vários produtos industrializados alem de aumentar o seu prazo de validade, podem causar sérias doenças.

Naturais ou artificiais, os corantes e conservantes adicionam cor aos alimentos e aumentam o seu prazo de validade. Porém, é preciso ficar atento aos tipos e quantidades de corantes e conservantes que se consomem, muitos deles podem ser prejudiciais à saúde, causando alergias, problemas no intestino, entre outros.

A pigmentação industrial é feita a partir de processo químico, o que não favorece em nada o funcionamento do nosso organismo.

A quantidade de corantes e conservantes que podem ser ingeridos varia de cada pessoa e do produto. No geral, o corante causa muita alergia.

Já está comprovado que pode piorar processos em crianças hiperativas, mas isso quando ingerido em excesso, ou seja, todos os dias. Um conservante é o pior de todos: o benzoato, usado em biscoitos recheados, sorvete, salgadinhos. Ele acentua o déficit de atenção em crianças, provoca asmas e feridas na pele.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por especificar a quantidade limite de corantes e conservantes em cada alimento. No entanto, o rótulo do produto não é obrigado a constar e especificar a quantidade. A dica é sempre ler rótulo, ver quais conservantes tem e tentar evitar consumir diariamente.

É importante dizer que existem alguns corantes e conservantes naturais. Entre os que eram usados antigamente estão o sal e a banha de porco. Já entre os corantes estão a canela, o urucum, o coloral, o curry, que, além de adicionar cor aos alimentos, tem propriedades benéficas. A maior parte deles tem antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas do organismo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.