Black Friday Onique Nutrition: descontos reais de até 50%

10 razões pelas quais você precisa praticar a corrida (a 5ª irá te surpreender)

Compartilhe esse artigo!
Por  Polyana Martins  |  Educadora Física - CREF 127200/SP Publicado em 04 de abril de 2016 | Atualizado em 04 de abril de 2016

Remédio para cada situação: pressão, colesterol, depressão, diabetes, coração… por que não jogar todos fora e substituir por uma corrida?

Seja de 20, 30 minutos, ou quem sabe, muito mais que isso, mas que seja benéfica para suprir as suas necessidades e objetivos, sejam eles estético, mental ou por uma simples e mera diversão.

Benefícios da corrida para o coração

Como sabemos o coração é um músculo (e bem forte) e, para fortalece-lo, nada melhor do que a corrida.

Além do fortalecimento cardíaco, a corrida proporciona ainda aumento no número de glóbulos vermelhos no sangue, que aumenta a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue e, consequentemente, melhora o condicionamento físico.

Essas adaptações fisiológicas proporcionadas pela corrida, fazem com que o coração necessite bombear menos sangue para manter o corpo em funcionamento, diminuindo a frequência cardíaca, tanto durante o repouso, quanto durante o esforço.

Gera ainda diminuição da pressão arterial e, consequentemente, adaptações que venham a diminuir e prevenir doenças cardiovasculares.

Corrida para prevenção e tratamento da Osteoporose

A corrida, é um esporte de considerável impacto de nossos ossos e articulações com o solo. Logo, quando prescrita de forma correta, ajuda no tratamento e prevenção da osteoporose, pois são os impactos, aliados a uma alimentação balanceada, rica em cálcio, os responsáveis por fortalecer a nossa estrutura óssea.

Às mulheres que tenham osteoporose, vale um alerta: comece com caminhadas e vá, aos poucos, aumentando o ritmo porém, antes de tudo, consulte o seu ortopedista para saber quais as suas limitações.

Para aquelas ainda não adeptas da atividade física, vale ainda mais dois alertas super importantes: jamais comece uma atividade física sem antes passar por uma avaliação médica e; para prescrição correta da atividade, procure um profissional de educação física.

10 razões para praticar a corrida

Vamos supor que, em sua rede social, você tenha 10 novas solicitações de amizade, todos amigos em comum da sua amiga Ana Corrida. Então, você pensa: “Mas são amigos da Corrida e não meus amigos, o que eles podem me proporcionar?”

Vamos lá, vou te ajudar mostrando os benefícios que você terá ao adicionar estas “pessoas”:

1.Solicitação de amizade de Soneca dos Anjos (Melhora a qualidade do sono)

Corrida e Qualidade do Sono

O destino de vocês foram traçados na maternidade e, agora é a hora de reencontra-lo. A corrida te dará boas noites de sono e maior disposição ao acordar.

Isso acontece porque, durante o sono, estimulamos o nosso hormônio de crescimento, o HGH (do inglês Human Growth Hormone). É durante o sono que nosso corpo secreta 75% deste hormônio que é produzido diariamente pela hipófise.

Uma boa noite de sono proporciona uma correta recuperação da musculatura, combatendo assim os radicais livres, aprimorando a capacidade mental e o processamento das informações que recebemos no nosso cotidiano.

Devemos ter 8h de sono diário, para que ocorram esses benefícios. Então amiga, pode adicionar esse cara que ele vai ter muito a te ajudar.

2. Solicitação de amizade de Santo Local (Possibilidade de contato com a natureza em diversos locais diferentes)

corrida em contato com a natureza

Não importa onde ou como vocês possam conviver, esse cara é sensacional. Ele irá te indicar os melhores lugares para se correr. Pergunte a ele onde correr que ele irá te dar todas as opções, e com certeza uma delas vai cair como um tênis moldado exclusivamente para seus pés.

Ele te dará opções como esteiras, parques, gramados, campos, estradas, ruas e até mesmo na praia, que venhamos e convenhamos, você ira fazer com maior prazer, afinal, se o dia estiver lindo, imagina que delicia correr apreciando o sol se pondo no mar. Portanto, adicione o Santo Local sem medo.

3. Carol Eventos (Estimula o espírito competitivo e interação social)

corrida estimula espírito competitivo e interacao social

Essa ai é toda festeira. Vou contar um pouquinho sobre ela e seus benefícios. Ela tem a capacidade de unir várias pessoas, de todos os níveis de corredor, sejam eles iniciantes, intermediários e avançados.

Isso sem contar com os eventos que ela faz para famílias, idosos, crianças, ou até mesmo promover eventos de corridas para apoiar um projeto, ou simplesmente incentivar.

Ela é ótima nisso. A corrida fará com que você e ela fiquem amigas, pois, falou em diversão e socialização, ela estará lá.

Lógico que a intenção dela nada mais é que testar o desempenho de todos os participantes, porém de forma dinâmica, divertida e desafiadora.

4. Dj Usain Bolt (Propicia que você faça de suas músicas preferidas combustível para alcance de resultados)

música combustível para resultados na corrida

Esse ai é outro que irá te animar, ele inclusive é muito amigo da Carol Eventos (quando ela promove eventos, ele sempre esta por lá). Quando for correr ele irá te ajudar a escolher suas músicas preferidas que fará com que você tenha mais pique.

Acredite, correr ouvindo um som faz com que aumente nossa energia, e não importa o estilo, tem que ser aquela que vá te dar aquele empurrãozinho. Acredite, um amigo Dj como este e será uma grande inspiração.

Chegou a vez da 5º solicitação de amizade, indispensável e, com certeza todas querem uma amiga dessas

5. Maria Endorfina (Poderoso poder antidepressivo)

poder antidepressivo da corrida

Ela mexe muito com a gente, seu principal papel, como amiga, é aumentar a autoestima, diminuir o stress e te liberar da ansiedade.

Sim, após conhece-la, você irá se desfazer daquele amigo Rodrigo Depressão. Ela irá falar dele, mostrará que este amigo não lhe trás benefícios e pode ser (e é), muito prejudicial a saúde.

Em todo local que você for ela estará lá de corpo presente, te animando, melhorando seu estado de espírito, aumentando sua disposição física e psíquica e, te mostrando o quanto forte você é e consegue ser. Depressão com essa amiga aí, nunca mais!

6. Vivi Shape (Promove a queima de gordura corporal)

corrida-queima de gordura

A corrida fará você se inspirar na Vivi Shape. Essa amiga fará com que você perca aqueles amigos gordinhos que ficam ali encostados sem muita função.

A Vivi Shape fará que sua “amiga Gordura” seja queimada da sua rede social!

7. Andreza Diet (Proporciona motivação para hábitos alimentares saudáveis)

corrida motivação para hábitos saudaveis

Essa aí de início vocês vão se estranhar. Ela é um pouco difícil de lidar no início, mas acredite, ela não vai querer fazer uma mudança radical na sua vida só pelo fato de você ser amiga da Corrida.

Com o passar do tempo, você verá que ela não é tão difícil assim, mas que ela faz isso para o seu bem, e claro, vai respeitar de acordo com seu objetivo e nível físico. Após conhece-la melhor, você irá se surpreender com os resultados que ela vai te oferecer, e, assim, conseguirá resultados mais eficazes e de forma saudável. Encare-a, procurando entender o que ela pode te oferecer.

8. José Flex (Flexível e democrático)

corrida esporte flexível

Esse aí vai mostrar que não precisa de gastos, apenas uma roupa e tênis adequado. Sem contar que o único material que irá necessitar é de uma garrafinha de água para ir se hidratando ao longo de sua jornada.

A Corrida é uma amiga dele por ser básico, a Corrida não precisa de exageros e nem de luxo, mas sim flexibilidade.

9. Val Poposuda (Enrijecimento e resistência da musculatura dos membros inferiores)

corrida enrijecimento membros inferiores

Essa aí vai te mostrar que sim, correr faz sim com que o bumbum fique firme, além de posterior de coxa e quadríceps bem bonitos.

Isso é possível pois, a corrida faz com que trabalhamos sejam trabalhados, na maior parte do tempo a musculatura dos membros inferiores, tornando-a mais resistente e enrijecida (definição muscular).

Quando aliada a exercícios com pesos, como por exemplo a musculação, faz com que os resultados sejam ainda mais aparentes.

Acredite, com a Val Poposuda, bumbum caído e pernas flácidas não tem vez!

10. Herchcovitch Closet (Melhora da autoestima)

corrida melhora autoestima

Existe coisa mais gostosa que renovar o guarda roupas? E aquela calça que não entrava, ou aquele vestido curtinho que você não tinha coragem de usar?

Não tenha dúvidas, seu closet irá mudar e vocês vão se divertir! Com pernas enrijecidas, por que não pedir ao seu closet aquele vestidinho “mara” que você pode sim usar, agora que se tornaram amigos?

Quer mais motivação? Então, vai!

Não, eu não vou continuar te dando motivos a mais para adicionar essas pessoas na sua rede. A motivação é você e aqui esta o perfil delas. Sua amiga Corrida tem muitos amigos para compartilhar com você, mas esses são os 10 principais que ela faz questão que conheça. Agora que você provavelmente já se convenceu a adicioná-los a sua lista de amigos na rede social, #gorunning e, me conte nos comentários o que achou do texto. Ah, e não se esqueça de deixar o seu e-mail, no campo abaixo, para ser a primeira a receber artigos como este!

Não se esqueça de compartilhar este post!

Polyana Martins

Educadora Física

Comunicativa, hiperativa, personalidade forte, Polyana, 31 anos, formada em ed. física, atua em academias, condomínios e studios como prof. de pilates, personal trainer e atendimento com quiropraxia, atendendo e adaptando a necessidade do aluno-cliente. Viaja aos finais de semana a procura de atividades físicas em contato com a natureza. Movimente-se com as ideias dela.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.