Dia do lixo uma vez por semana: você realmente precisa dele?

Compartilhe esse artigo!
Por  Jéssica Mateus  |  Nutricionista Publicado em 19 de julho de 2016 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

O dia do lixo é mais conhecido como uma escapada da dieta para que se possa comer o que tivermos vontade.

Porém, será que essa escapada é realmente adequada para que não fiquemos tão bitoladas com a nossa dieta ou é um pequeno deslize que pode ser um erro?

Dia do lixo e seu dilema

Seguir uma dieta restritiva seja para ganho de massa muscular, reeducação alimentar ou perda de peso é algo que necessita de uma rotina regrada que muitas vezes nos deixam estressadas ou então com vontade de comer aquele docinho que comia antigamente antes de escolher um estilo de vida mais saudável.

Por esse motivo, muitas atletas costumam ter aquele dia de escape que serve tanto para dar um tempo na dieta, quanto para aproveitarem a socialização com os amigos, sem se preocupar. Afinal, algumas calorias a mais não irão prejudicar em nada o desempenho.

Porém, será que isso realmente é o mais aconselhável?

Dia do lixo e seu dilema

Essa resposta é muito relativa, pois para alguns profissionais o dia do lixo é um erro tremendo e, para outros é um meio de aliviar todo o estresse do treinamento, dando um descanso na rotina puxada.

Perigos de se ficar muito tempo em dieta restritiva sem dar uma escapadinha

Durante uma dieta restritiva o nosso corpo entra em um estado chamado de homeostase, que nada mais é do que uma adaptação do organismo, ou seja, é nosso corpo trabalhando para se adequar ao tipo de rotina ao qual ele está sendo submetido.

Permanecer durante longo período de tempo em um mesmo estilo de dieta restritiva faz com que a queima de gordura acabe se tornando mais lenta, isso ocorre devido a diminuição de leptina, hormônio responsável pelo controle da fome, gasto energético e também pelo metabolismo.

Perigos de se ficar muito tempo em dieta restritiva sem dar uma escapadinha

Então, quanto mais tempo ficarmos em restrição calórica, menos leptina será produzida e, é nesse momento que o dia do lixo entra em ação para dar um choque no metabolismo e contribuir para a continuidade na queima de gordura ou ganho de massa muscular, sem ter o perigo de diminuir a nossa taxa metabólica.

Além do fator fisiológico, não podemos esquecer que todos nós precisamos de um momentinho de pausa na dieta para comermos aquele doce que sentimos vontade, ou então um prato de que nossa avó fazia que temos saudades ou, até participar de uma simples reunião com os amigos, sem sentir culpa por tomar uma cervejinha e comer um tira-gosto.

Dicas para um dia do lixo “saudável”

Pensando nisso, separamos algumas dicas que devem ser seguidas caso você escolha ter um dia do lixo que não seja tão prejudicial:

  • Não exagere nas gorduras e frituras;
  • Modere no consumo de bebidas alcóolicas;
  • Sempre que for a um restaurante com família ou amigos e os pratos servidos forem individuais, considere optar por pratos mais saudáveis, porém sem restringir completamente suas vontade
  • Não exagere na quantidade de calorias pensando que pode compensar depois;
  • Tome cuidado com os as escolhas para que não acabe se tornando em uma compulsão.

Dia do lixo sim, nos encontros com os amigos e família

Dia do lixo: encontro com amigos e família

Você já deve ter passado por uma situação de ser convidada por alguns amigos para um aniversário em um bar e você confirma presença, mas no fundo imagina que não vai conseguir ficar muito tempo porque não pode sair da dieta e tudo que você verá são tentações ao seu redor.

Outra situação muito comum é quando sua família vai realizar um encontro e você sente vontade de recusar, porque sabe que as comidas feitas pela sua avó ou algum outro membro da família, apesar de serem deliciosas, fogem completamente da sua dieta.

É nesse momento que o dia do lixo é um momento importante na sua dieta. Nem sempre você vai poder recusar os convites que te fazem e também não é saudável para você ficar seguindo interruptamente a sua rotina de exercícios e dieta.

Precisamos de um tempinho sem preocupações e para simplesmente nos divertir sem a culpa de que estamos fugindo da dieta, consumindo mais calorias do que devemos ou então um alimento que contenha um carboidrato proibido em uma dieta low carb, por exemplo.

Por isso o dia do lixo deve ser um dia programado, sendo reservado para esses momentos em que precisamos de uma escapadinha!

Lembrando que sempre que deixamos de comer algo por bastante tempo e, finalmente temos a oportunidade de comer de novo, esse momento se torna muito importante e faz com que toda essa espera tenha valido muito a pena.

Contudo, é importante ressaltar que o seu dia do lixo não deve ser um dia em que você pode comer tudo que ver pela frente. É um uma data que você vai escolher quando tiver um evento especial com os amigos ou família para que você dê um tempo em toda a rotina estressante e possa se divertir. Deve ser que algo eventual e não frequente!

Conclusão

O dia do lixo precisa ser encarado como algo espontâneo, no sentido social e não fisiológico e, jamais como uma regra a ser seguida à risca. Logo, não faça o dia do lixo sem que haja necessidade, reserve esse dia para eventos sociais, afinal a socialização também faz parte de uma vida saudável.

O dia para uma escapadinha na dieta deve ser escolhido com atenção para que, caso você seja uma pessoa que tenha muitos eventos sociais que envolvam alimentação, isso não se torne uma rotina. A sua felicidade deve ser colocada em prioridade e nada mais justo do que dar uma folga de vez em quando, não é mesmo?

Para melhores adequações a sua rotina e a sua dieta, converse com a sua nutricionista para que ela possa considerar eventuais escapadas na dieta para o dia do lixo.

A adaptação no plano alimentar, considerando o fator em questão será de extrema importância e para maior controle e precisão nas eventuais compensações calóricas, muitas vezes necessárias no caso de mulheres que possuam objetivos estéticos ou esportivos.

O que achou do artigo? Deixe o seu comentário! E, não se esqueça de deixar seu e-mail no campo abaixo para receber, em primeira mão, artigos e novidades do blog.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Jéssica Mateus

Nutricionista

Nutricionista formada na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por cozinhar e por procurar em como os alimentos podem afetar nossa saúde. Praticante de natação e corrida nas horas vagas.

Artigos Relacionados

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.