7 dicas para emagrecer de vez e sem sacrifícios

Compartilhe esse artigo!
Por  Kassiane Fagundes  |  Nutricionista - CRN 1956 Publicado em 01 de março de 2016 | Atualizado em 09 de junho de 2019

Dicas para emagrecer: confira 7 importantes dicas para quem deseja obter resultados definitivos.

Nos dias de hoje a busca das mulheres por emagrecimento está em alta, muitas querem mudar o corpo e acham que o ideal é “fazer dieta”, mas na verdade o correto é iniciar com mudanças de hábitos alimentares.

Se seu objetivo é o emagrecimento, fique atento as dicas para emagrecer que daremos neste artigo e fuja de dietas com data certa para terminar, pois o compromisso deve ser para a vida inteira.

Muitas mulheres relatam dificuldade para emagrecer isso, muitas vezes, ocorre devido a desaceleração do metabolismo, comum após os 30 anos, que é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem em nosso organismo.

A principal causa da dificuldade de emagrecimento de mulheres na faixa etária acima dos 30 anos, é a transformação na composição corporal, com aumento natural do tecido adiposo.

Células de gordura queimam menos calorias que as dos músculos, e para que consigamos reverter este quadro, é preciso investir em alimentos que aceleram o metabolismo, na prática de atividade física que resulta em gasto energético, e reeducação alimentar.

Não existe milagre, mas aplicando em conjunto as 7 dicas para emagrecer que daremos a seguir você provavelmente verá uma revolução no seu metabolismo. Vamos começar?

7 dicas para emagrecer

1. Aumente a frequência das refeições

O ideal é você comer em menores quantidades com frequência maior, entre 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Não podemos ficar longos períodos sem se alimentar, seu organismo vai passar por períodos de catabolismo, ou seja, ele vai precisar das próprias reservas de nutrientes.

Uma grande vantagem é que gastamos calorias durante a digestão (e como trato digestório trabalhará mais vezes ao dia)e o resultado será o gasto calórico aumentado. E faça uma refeição leve antes de dormir.

2. Faça do seu café da manhã a maior e a mais completa das refeições

O período de jejum durante o sono tende a ser o mais longo do dia, e é importante quebrá-lo logo, para que seu organismo não entre em modo de economia.

Estudos também mostram que quem toma um bom café da manhã tem mais facilidade em emagrecer e manter o peso. Use ovos, iogurte, tubérculos, pão integral, frutas, etc; para que o metabolismo inicie o trabalho.

3. Escolha alimentos termogênicos

Chás termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo. Chás como os de gengibre, hibisco, chá verde e chá branco são ótimas opções. Faça normalmente, como infusão mas, se preferir, tome gelado.

Pimentas como Caiena, do reino, malagueta e outros tipos de pimentas picantes podem impulsionar diretamente o metabolismo. A substância Capsaicina presente nas pimentas é um excelente termogênico.

4. Faça escolhas saudáveis

  • Prefira frutas, legumes e proteínas;
  • Faça os 2 lanches intermediários com o chá escolhido + sementes como as de girassol ou de abóbora;
  • Consuma um grande prato de salada no almoço e jantar;
  • Escolha uma fonte de fibra para adicionar no lanche da tarde pode ser quinua, chia, aveia, amaranto, etc;
  • Substitua pão branco por pão integral ou por tubérculo (inhame, batata doce, mandioquinha);
  • Evite ao máximo refrigerantes e produtos industrializados, como bolachas recheadas.

5. Evite açúcar e evite também adoçantes artificiais

Essa é uma das dicas de emagrecer mais importante, pois o adoçante artificial pode ser um facilitador da absorção de açúcar. Quanto mais açúcar absorvido, maior a liberação de insulina, aumenta a conversão de carboidrato (açúcar) em gordura no tecido adiposo.

Experimente não adoçar o café, chá e suco, para aquelas que não conseguem, há uma opção de usar açúcares de índice glicêmico menor como o açúcar de coco ou usar edulcorantes com menor potencial de doçura como o xilitol.

6. Atividade física e sono

Escolha uma academia que cabe no seu bolso e faça atividade física regularmente. Se couber no seu orçamento procure um Personal para um treino específico.

A privação de sono ao longo prazo leva à lentificação do metabolismo. Durma pelo menos 8 horas por noite.

7. Beba bastante água

A água é impulsionadora do metabolismo, com vantagens de ser ainda inibidora de apetite natural e desintoxicante. Um organismo desidratado é menos eficiente, resultando em um metabolismo lento.

Estabelecer uma rotina e planejar é a melhor maneira. Horário para acordar, alimentar, treinar, dormir e, sobretudo respeitá-los.

As dicas para emagrecer combinados com fatores clássicos como nunca abandonar a reeducação alimentar, praticar exercícios físicos regularmente aliado com um acompanhamento de nutricionista, eles podem sim fazer você chegar mais rápido onde quer.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Kassiane Fagundes

Nutricionista

Nutricionista com ênfase em Marketing de alimentos, apaixonada por tudo que envolve criação e alimentação saudável e consciente. Com 15 anos de experiência em nutrição, atendimento clínico a atletas e desportistas, Consultora da Quixote-Segurança Alimentar e Controle de Qualidade, ministrante de cursos e palestras.

Artigos Relacionados

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.