Doenças da obesidade – Estudo revela as principais causas

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 07 de agosto de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Doenças da obesidade: pesquisa foi capaz de explicar por que as células imunes residentes no tecido adiposo se tornam prejudiciais durante a obesidade. Estudo também pode levar a tratamento.

Nas últimas décadas, a obesidade se tornou um tema amplamente discutido em âmbito global, devido ao crescente número de portadores dessa condição e dos males que ela pode ocasionar.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada três pessoas estão acima do peso no planeta, e a principal causa desse problema está na má alimentação e na adoção de um estilo de vida sedentário.

Com isso, as taxas de mortalidade entre os obesos, apontados por pesquisas e estudos, são bem superiores as pessoas que estão em sua faixa de peso ideal. Isso acontece, pois, o excesso de gordura no corpo humano tem o potencial de agravar problemas de saúde e gerar uma série de doenças físicas e psicológicas, como as que veremos a seguir:

Doenças da obesidade

Uma pesquisa publicada recentemente feita pela Escola de Medicina da Universidade da Virgínia explica por que a obesidade causa inflamações prejudiciais que podem levar à diabetes, obstrução de artérias e outros problemas de saúde.

Os pesquisadores acreditam que podem usar esse conhecimento para combater essas doenças crônicas e outras causadas pela inflamação associada à obesidade.

Os pesquisadores, pela primeira vez, foram capazes de explicar por que as células imunes residentes no tecido adiposo, e são consideradas benéficas, porém na obesidade, se tornam prejudiciais, causando inflamação indesejada e crônica.

A equipe de pesquisa, liderada por Norbert Leitinger, do Departamento de Farmacologia da UVA, descobriu que os radicais livres prejudiciais produzidos dentro de nossos corpos reagem com substâncias conhecidas como lipídios dentro do tecido adiposo. Esse ataque aos lipídios leva-os a causar inflamação, uma resposta imunológica natural.

Isso resulta em um processo chamado “oxidação lipídica”. A princípio, os cientistas esperavam que os lipídios oxidados se mostrassem prejudiciais, mas não era tão simples assim.

Alguns dos lipídios oxidados estavam causando inflamação crônica – reprogramando as células imunológicas para se tornarem hiperativas -, mas outros lipídios oxidados estavam presentes no tecido saudável. Especificamente, os lipídios curtos “truncados” são protetores, enquanto os mais “longos” são inflamatórios.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.