Dor nos joelhos? Conheça 5 coisas a evitar

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 07 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018
Dor nos joelhos: conheça 5 coisas a evitar para o bem desta importante articulação.
Muitas pessoas só reconhecem a importância dos joelhos no momento em que eles começam a doer. Apenas quem já sofreu alguma lesão nessas articulações, tão cruciais do nosso corpo, sabe o valor que tem cuidar bem dos joelhos.
Pensando nisso, listamos 5 coisas, que você não deve fazer, a fim de evitar  a tão temida dor nos joelhos (afinal, prevenir é sempre melhor que remediar).

1. Desequilibrio entre exercícios para anterior e posterior da coxa

O equilíbrio das forças é essencial para integridade dos joelhos. A falta de exercícios específicos (flexões de joelho, stiff…) aliada à classificação errônea de alguns exercícios, como sendo de posterior (agachamento sumô, leg press com pé pra cima…) leva a um trabalho deficiente dos músculos posteriores, agravando o desequilíbrio.

2. Excesso de atividades

É comum ver mulheres envolvidas em muitas atividades (corridas, ginásticas, spinning, musculação…). Além de prejudicar os resultados, podendo levar a quadro de overtraining (termo usado para designar um excesso de treinamento), diversos autores defendem que o uso excessivo dos joelhos é um dos principais causadores das dores patelofemorais (alinhamento entre a patela e seu encaixe entre os côndilos do fêmur).

3. Cadeira extensora

A cadeira extensora promove elevados picos de tensão no ligamento cruzado anterior e também de compressão patelofemoral. Use-a com moderação.

4. Execução inadequada

É comum que mulheres elevem os calcanhares ao final da fase excêntrica de exercícios como leg press e agachamento, aumentando a tensão no ligamento cruzado anterior.
Normalmente esse fenômeno ocorre devido ao encurtamento da musculatura da panturrilha e a correção virá com a melhora da flexibilidade, por meio de treinos específicos de alongamentos e/ou trabalhos progressivos no próprio exercício.

5. Frequência alta de treino

As vezes vemos pessoas treinando membros inferiores duas, três e até mesmo todo dia da semana. Pior ainda é separação de anterior, posterior e glúteo.
No dia de anterior tem cadeira extensora, no de posterior tem variações de leg press e no dia de glúteo se faz avanço. Em todos esses exercícios há extensão de joelhos e o quadríceps é motor primário de todos.
Isso resulta em uma relação ruim de estímulo: recuperação e sobrecarga excessiva na patela e ligamentos.

[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.