Benefícios da vitamina K para atletas

Compartilhe esse artigo!
Por  Dalcia Klimaczewski  |  Nutricionista - CRN 8 12426 Publicado em 16 de janeiro de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Os efeitos da vitamina K no organismo são diversos, incluindo a homeostase da coagulação do sangue, o metabolismo ósseo e a saúde dos dentes. Além disso, estudos demonstraram que a vitamina K é aliada da saúde cardiovascular, pois reduz o risco de desenvolvimento de doenças desse tipo.

A vitamina K faz parte do grupo dos compostos lipossolúveis, assim como as vitaminas A, D e E. Dessa forma, ela precisa ser consumida junto com gorduras para ser absorvida no trato gastrointestinal de maneira eficaz.

Ela pode ser adquirida de três formas diferentes. A primeira delas é a vitamina K1, que é obtida através dos alimentos, presente principalmente nos vegetais. As outras são as vitaminas K2, que são produzidas pelo próprio organismo no intestino, e as K3, que são produzidas em laboratórios em formato de suplemento. A vitamina K3 é a mais absorvida pelo organismo, porém, todas as formas proporcionam os benefícios da vitamina K para o organismo, principalmente em relação à saúde cardiovascular.

Efeitos da vitamina K na saúde cardiovascular de atletas

Alguns estudos demonstraram que a suplementação de vitamina K em atletas ajudou a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois este composto é responsável por diminuir a calcificação vascular, que é um dos fatores determinantes para o surgimento da aterogênese que, consequentemente, aumenta o risco de infarto do miocárdio.

Além disso, os pesquisadores também apontaram a vitamina K como aliada para melhorar o desempenho físico durante os exercícios, pois ela otimiza as funções cardíacas. O estudo demonstrou que a suplementação de vitamina K2, pelo período de 8 semanas, aumentou em 12% o débito cardíaco. Isso acontece porque a vitamina K participa de reações mitocondriais, aumentando a produção de energia durante a realização do exercício físico.

Portanto, o consumo de alimentos fonte de vitamina K, como a couve, espinafre e brócolis, e a sua suplementação, são ótimos aliados da saúde cardiovascular, ajudando a melhorar também o desempenho dos atletas durante os exercícios físicos.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”13707″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″][/vc_column][vc_column width=”5/6″][vc_column_text]Dalcia Klimaczewski[/vc_column_text][vc_column_text]24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Dalcia Klimaczewski

Nutricionista

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduanda em Comportamento e Transtornos Alimentares pelo Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar (IPCAC).

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.