Como eliminar o ácido lático causado por exercícios físicos

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 13 de abril de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Como Eliminar ácido lático: no texto publicado ontem abordamos o que é ácido lático e como ele age em nosso organismo. Hoje daremos dicas de como eliminá-lo.

Em atividades físicas intensas, a velocidade com que as fibras musculares conseguem obter energia pela oxidação aeróbia da glicose (a que utiliza oxigênio) pode não ser suficiente para suprir toda a demanda gerada

Uma vez que o ácido lático é formado em altas quantidades, quando o exercício é muito intenso, para ajudar o organismo a eliminar o ácido lático da musculatura, uma estratégia é reduzir a intensidade da atividade quando sentir a dor provocada por ele, que é aquela sensação de queimação nos músculos que estão sendo exigidos.

Treinos com intensidades intervaladas também ajudam, pois nos momentos de menor intensidade os músculos conseguem se recuperar melhor da demanda metabólica mais alta que ocorre nos momentos de alta intensidade.

O esforço físico e a eliminação de ácido lático

Quando uma pessoa realiza esforço físico, seu organismo “queima” glicose, que está armazenada no corpo, principalmente com o oxigênio proveniente da respiração.

O melhor procedimento para evitar sua formação é, depois de fazer um exercício, realizar por alguns minutos outro exercício (correr, pedalar, nadar) em menor intensidade, esse procedimento faz com que uma parte do ácido lático passe a ser queimada.

Esse procedimento ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático, que também pode servir como fonte de energia, passa a ser queimada.

Outro procedimento é massagear o local dolorido, aumentando a irrigação sanguínea da região e facilitando a eliminação do ácido.

Porém, a melhor maneira de eliminar ácido lático em excesso, que provoca dores musculares no organismo é realizando mais exercício, só que em doses menores.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.