Aviso: quer emagrecer rápido e com saúde? Então pare de fazer os mesmos exercícios que você viu em revistas ou redes sociais!

Compartilhe esse artigo!
Por  Patricia Bombardi  |  Educadora Física - CREF 100563-G/SP Publicado em 24 de março de 2016 | Atualizado em 24 de março de 2016

Olá, meninas! Hoje vamos falar sobre como emagrecer rápido e as famosas “receitas de bolo”, prescritas por revistas e redes sociais.

Em algum momento da vida você já copiou dietas ou exercícios divulgados por algum meio de comunicação. Você se lembra quando sua mãe falava “se seu amigo pular de uma ponte você vai pular também?”

Seguiremos nesse mesmo pensamento, afinal, se pular da ponte é bom para ele não significa que seja bom pra você, pois somos diferentes, ou seja, temos individualidade biológica. Isso não significa que todas as pessoas terão uma resposta muito diferente umas das outras ao mesmo estímulo, mas que o resultado será influenciado pela estrutura genética.

Temos que respeitar os princípios de treinamento para saber o que é bom para você. Esses princípios norteiam a prescrição de treino. Zatsiorsky (1999) sugere que a tentativa de imitar programas de treinamento de outras pessoas pode não ser satisfatória, pois as ideias é que devem ser aproveitadas, não o protocolo todo.

Além de não alcançar o objetivo esperado, você pode se lesionar como ocorreu com Maria Eugênia Bispo, em 2014, que fraturou a coluna ao copiar um exercício indicado por uma cyber-celebridade.

Emagrecer rápido e o Princípio da Individualidade

Para um resultado satisfatório de um treino ou uma sequência de exercícios é preciso levar em conta que cada pessoa responde diferente a um estímulo. Quando respeitamos nosso limite, nossas restrições, objetivos, coordenação, aptidão e memória motora muscular, fica mais fácil para executar o exercício proporcionando um bom resultado. Portanto, cada indivíduo responde de forma única.

Lembra aquela ótima sequência de exercícios que você viu na hashtag #emagrecerrapido? A pessoa que indicou o exercício não possui seus dados e nem as suas particularidades. Desta forma, não é recomendado que você copie uma sequência de exercícios, pois não foi feita uma avaliação para saber suas restrições, desvios posturais, dores, flexibilidade e condição para realizar aqueles exercícios.

Mesmo que a avaliação física não seja obrigatória em todas as academias, no contato pessoal o profissional sabe como são os alunos e suas capacidades físicas, através de uma anamnese (entrevista realizada com o aluno para saber sobre o hábitos e atividades), ficando atento com a sua idade, peso e condicionamento.

Ao copiar uma sequência de exercícios, muitas vezes, apenas um movimento errado já pode ser suficiente para gerar lesões.

Emagrecer rápido e o Princípio da Continuidade

Para emagrecer com saúde é sabido de que nada adianta treinar 3 meses e parar. Se temos um objetivo, precisamos de continuidade. Não basta se exercitar por poucos meses para o carnaval ou aquela viagem dos seus sonhos, se depois não continuamos a oferecer estímulos para nosso corpo.

Para um bom resultado, é preciso não interromper a atividade. Quando chegar o próximo carnaval ou surgir a próxima viagem, você já estará melhor do que quando começou.

CrossFit: porque esta e outras modalidades, de métodos similares, podem não ser as mais indicadas para emagrecer rápido

Princípio da Individualidade

Ao procurarmos por outra modalidade, saindo do ambiente convencional de academia, nos deparamos com modalidades que estão em alta, como o CrossFit. A proposta desse treinamento, partiu dos treinos preparatórios para militares e por isso, tem a ideia de levar o praticamente ao limite. Ele aborda diversas capacidades físicas (coordenação, flexibilidade, potência, agilidade, força, resistência, equilíbrio e velocidade). Exercícios livres, que auxiliam no dia a dia em algumas tarefas corriqueiras. Feito sem cuidado e sem controle, porém, pode levar a lesões pelo estresse causado nas articulações.

O responsável por saber se você está apta ou não para a atividade escolhida, não é a blogueira e nem a mulher da revista que tem o corpo escultural dos seus sonhos, e sim médicos e/ou Educadores Físicos. Através de anamneses, exames e diagnósticos, estes profissionais serão capazes de dizer o que está dentro das suas capacidades.

Relação entre o CrossFit e o Princípio da Individualidade

Emagrecer rápido nem sempre é o melhor caminho e nem tudo que é moda ou divulgado é para todos. Como explicado acima, precisamos saber o que é viável para praticarmos e, se for fazer, faça com segurança respeitando seu limite. Recentemente um aluno no Distrito Federal faleceu ao terminar uma aula de CrossFit.

A modalidade CrossFit ficou famosa por ter uma boa divulgação nas redes sociais, através de seus exercícios e movimentos compartilhados por praticantes avançados, fazendo as pessoas acreditarem que os ótimos resultados, a níveis fisiológicos e estéticos, são provenientes, exclusivamente, dessa modalidade. Entretanto, não podemos afirmar isso, visto que boa parte dos praticantes da modalidade são também praticantes de outras atividades físicas.

É comum nesta modalidade, assim como em algumas outras que, erroneamente, se deixe de lado o Princípio da Individualidade, fazendo com que todos em um determinado grupo de alunos, tenham a mesma sequência de exercícios, ainda que com cargas diferentes. Fato este, extremamente prejudicial aos alunos iniciantes, sedentários e/ou com sobrepeso.

Como evitar as possíveis lesões geradas pelo treinamento

Em qualquer atividade física existe uma pequena chance de lesão. Temos diversos casos em que alunos se lesionaram em salas de musculação, corrida, natação e treino funcional. Infelizmente não estamos livres disso mas ,com certeza, todos os danos são minimizados por professores habilitados e capacitados para orientar e prescrever exercícios de forma correta.

O principal, nesse caso, é escolher um bom lugar para ter orientações adequadas, que respeite as suas restrições e objetivos. Algo que seja planejado e programado preservando sua saúde e bem-estar, para que consiga alcançar o que se almeja com o treinamento.

Estamos sempre em busca de superação e queremos melhorar sempre. Onde quer que vamos prezamos sempre o atendimento personalizado. Por que copiar algo que divulgaram sem ter certeza de que é bom e que dará aquele mesmo resultado?

Para emagrecer rápido, lembre-se que cada corpo e cada indivíduo tem uma particularidade, uma forma de responder, de viver e de agir. Portanto, Seja sempre você em sua melhor forma.

Patricia Bombardi

Educadora Física

Formada em Educação física, atua em academia como Professora e em condomínios como Personal Trainer, focada em musculação e treinamento funcional. Procura fazer a diferença na vida da aluna, entendendo e compreendendo as suas necessidades.

Artigos Relacionados

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.