Como escolher o azeite na hora da compra

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 10 de abril de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Escolher o azeite na hora da compra: saiba como escolher a melhor opção que leve em conta o bem da sua saúde e do seu bolso.

O azeite está presente na casa da maioria das pessoas. É muito utilizado no tempero de saladas, no preparo e na finalização de alimentos, além de poder ser usado como substituto da manteiga.

Mas, você sabe como escolher o azeite na hora da compra? Vale destacar que existem diferentes tipos de azeite e, por isso, é importante conhecê-los para fazer a melhor escolha.

Os diferentes tipos de azeite

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a designação “Azeite de oliva” deve ser utilizada para os óleos do fruto da oliveira, ou seja, a azeitona.

Diferentes tipos de azeite podem ser comercializados, de acordo com o tipo de azeitona, modo de extração, condições climáticas durante o processo de produção, tipo de solo, entre outros fatores.

Um dos principais diferenciares do azeite é o seu o grau de acidez, refere-se à proporção de ácidos graxos livres com relação ao ácido graxo oleico, este último que está presente em maior quantidade no azeite. Quanto mais ácidos graxos livres, maior é a acidez do azeite e menor é sua qualidade. Quanto menor a acidez, maior é a pureza do azeite e melhor são suas qualidades nutricionais.

Sendo assim, o azeite com baixa acidez indica que foi proveniente de um fruto de boa qualidade e obteve uma boa qualidade de tratamento e conservação.

Principais tipos de Azeite

Azeite de oliva comum ou refinado: azeite que passa pelo processo de refinamento, onde perde vitaminas e outros nutrientes importantes. Possui cor clara e perde aroma, cor e sabor, devido ao processo de refinamento. Sua acidez varia de 1,5% a 3%.

Azeite Virgem: tipo de azeite extraído apenas por processos físicos. Possui boa qualidade, porém, o aroma e o sabor são inferiores quando comparados ao extravirgem. Sua acidez varia de 0,8% até 1,5%.

Azeite Extravirgem: azeite prensado a frio, processo que mantém seus nutrientes e vitaminas. Possui alta qualidade nutricional e é a melhor opção para o consumo. Sua acidez é a mais baixa, até 0,8%.

Azeite extravirgem e seus benefícios

O azeite extravirgem é produzido a partir da prensagem de azeitonas frescas, no máximo, até 48 horas após a sua colheita, sem nenhum processo químico. Para a obtenção de 200 ml do azeite extravirgem são necessários em torno de 1500 frutos da azeitona.

O ácido graxo predominante no azeite extra virgem é o ácido oleico, caracterizado por ser monoinsaturado, sensível ao ar e até mesmo à luz.

Ele é conhecido por suas propriedades cardioprotetoras (um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea), é capaz de auxiliar na redução do colesterol, além de ser rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), com excelente potencial antioxidante.

Orientações importantes para escolher o azeite

Para usufruir de todos os benefícios que podem ser oferecidos, existem alguns cuidados importantes na hora de escolher um bom azeite, conforme citam as nutricionistas abaixo:

Escolha produtos com embalagem escura e que estejam armazenados longe da exposição à luz e ao sol.

Pelo rótulo, identifique o grau de acidez do azeite. Quanto mais baixo o grau de acidez, mais puro é o azeite e melhores são suas qualidades nutricionais.

Lembre-se, a quantidade ideal de azeite é de uma colher de sopa ao dia, que pode ser dividida em três colheres de chá.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.