Estar ao ar livre melhora a saúde física e psicológica

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 07 de junho de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Quem não gosta de passar o final de semana em um parque ou na praia? A boa notícia é que estar ao ar livre é o local certo para começar a combater o sedentarismo.

A prática de atividades ao ar livre, além de ser mais agradável, leva a uma prática mais prazerosa, ou seja, a sensação de esforço é menor, resultando em uma perda de peso mais rápida.

Modalidades como andar de bicicleta, nadar e até mesmo um trekking, permitem um treino cardiovascular mais intenso, em contrapartida, sem diminuir o gasto energético comparado a uma academia, reduzindo o impacto no corpo e minimizando os riscos de lesão.

Lembrando que para um controle de peso é importante uma prática diária de pelo menos 30 minutos de atividade física, conforme orientação da ONS.

Benefícios de estar ao ar livre

Estudos realizados entre 2004 e 2012 no Japão, demonstram que ficar em um lugar com árvores traz benefícios. O governo japonês gastou cerca de US$ 4 milhões para estudar os efeitos fisiológicos e psicológicos de ficar em uma floresta, e desenvolveram 48 terapias com base nos resultados.

Qing Li, professor da Nippon Medical School, de Tóquio, mediu a atividade das células do sistema imunológico antes e depois da exposição à floresta. Essas células combatem vírus e a formação de tumores. Segundo o estudo, houve um aumento significativo na atividade dessas células na semana após a visita à floresta. Os efeitos positivos duraram um mês.

Ansiedade e Depressão

Um estudo da Universidade de Exeter, Reino Unido, revela que observar pássaros reduz o stress e ansiedade. O contato com a natureza, seja observando árvores e pássaros, pesca, jardinagem contribuem para o bem-estar e saúde mental.

Uma atividade em grupo, aliada a estas situações, são ferramentas para afastar o stress e o isolamento. Estar ao ar livre promove ainda a liberação da endorfina, hormônio relacionado a sensação de bem-estar.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.