Farinha de Batata Doce

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 22 de dezembro de 2018 | Atualizado em 27 de maio de 2019

A farinha de batata doce, também conhecida como de batata doce em pó, grande fonte de carboidrato de baixo a médio índice glicêmico, o que significa que sua absorção pelo intestino é feita de forma gradual, mantendo a energia do organismo por mais tempo, sem causar aumento na produção de gordura, ou picos de glicemia.

A batata doce é o carboidrato preferido da maior parte dos atletas. Já usada na culinária pelos asiáticos desde a Antiguidade, a batata doce em pó agora vem sendo trabalhada tanto por empresas alimentícias como por desenvolvedores de suplementos.

Benefícios da farinha de batata doce

Facilidade de ser encontrada na forma orgânica

Muitas marcas de batata doce em pó vendem a forma orgânica do produto. Uma vantagem sobre a batata doce encontrada nos supermercados que pode estar cheia de pesticidas e agrotóxicos.

Grande fonte natural de Colágeno

A batata doce em pó é uma fonte muito rica de vitamina C, conhecida por estimular a produção de colágeno no nosso organismo. O colágeno ajuda a manter a elasticidade da pele e faz com que pareça mais jovem. As batatas doces também contêm vitamina E, substância conhecida por seus benefícios para a saúde da pele e a vitalidade dos cabelos. Além disso, a presença de vitamina A ou betacaroteno na batata doce a torna um alimento ideal para dar força aos folículos e estimular o crescimento do cabelo.

Farinha de Batata Doce: como fazer em casa

Ingredientes

-1 kg de batata doce;
-1 ralador;
-1 forma grande;
-liquidificador.

Modo de preparo

Lavar bem as batatas e ralar em um ralo grande, de modo a ficarem pedaços parecidos com batata palha, mas maiores. Espalhar bem as batatas raladas em uma forma, de modo a não ficarem amontoadas, e levar ao forno pré-aquecido baixo, cerca de 150 a 160ºC, até que as batatas fiquem bem secas, soltas e crocantes. Em seguida, deve-se triturar as batatas secas no liquidificador, aos poucos, até virarem o pó da farinha, que deve ser guardado em um pote de vidro limpo e com tampa, de preferência na geladeira. Cada 1 kg de batata doce rende cerca de 250g de farinha.

Onde comprar batata doce em pó e preços cobrados

A batata doce em pó já pode ser encontrada com facilidade no Brasil em sites que vendem suplementos para atletas ou em lojas especializadas em produtos alimentares naturais. Muitas vezes ela é chamada de farinha de batata doce.

O valor por quilo pode variar entre R$30,00 e R$120,00, dependendo da marca. É preciso pesquisar bastante antes de escolher a loja onde comprar, já que no caso dos endereços online ainda é preciso adicionar o frete.

O preço acaba sendo bem maior para quem opta pelo pó do que pela batata doce in natura, no entanto a praticidade para guardá-lo, transportá-lo e a versatilidade do seu uso pode valer a pena.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.