Benefícios do Farro

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 25 de agosto de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Farro: usado desde o Egito antigo e cultivado durante séculos na região do Mediterrâneo, o cereal que foi substituído ao longo dos anos por outros mais produtivos, volta a ser protagonista novamente.

O farro, também conhecido como emmer (triticum turgidum dicoccum), é um grão de coloração marrom claro, do grupo dos trigos, sendo originário do antigo Egito.

É bastante consumido na América do Norte, na Ásia e na Europa, podendo ser substituto da farinha tradicional na produção de massas, bolos, biscoitos.

O grão, recém chegado ao Brasil pelas mãos do italiano Vincenzo Vessicchio, chef de cozinha da Casa da Fazenda do Morumbi, pode ser utilizado ainda em saladas e sopas.

Farro: Benefícios

Com uma aparência marrom-claro, similar à do trigo usado para fazer a farinha, o farro tem proteínas que beneficiam quem pratica atividade física, fibras que auxiliam na digestão e na normalização do colesterol e pode ser consumido por diabéticos.

Segundo Vessicchio, basicamente, o cereal pode ser usado em qualquer prato que leve algum grão como ingrediente, como o arroz e o risoto, por exemplo, e também pode compor receitas mais elaboradas conforme a criatividade e a ousadia de quem prepara.

Este grão é bastante fácil de ser preparado e seu sabor é parecido com o do arroz integral, podendo também ser utilizado na substituição do arroz branco ou como base para o preparo de diferentes receitas como sopas, massas, pães, biscoitos, sobremesas e vários tipos de saladas.

O farro é rico em proteínas, em carboidratos complexos, especialmente fibras, contém diversas vitaminas, entre elas as vitaminas do complexo B, como a vitamina B1 (tiamina) e a B3 (niacina), a vitamina A, além de ser rico em minerais, entre eles o zinco, magnésio, o ferro e o selênio, possuindo também carotenoides e compostos fenólicos.

Auxilia no ganho de massa muscular

Entre os muitos benefícios do farro, está a grande quantidade de proteínas na sua composição, contendo teores mais altos de proteína do que outros grãos tradicionais.

Este alimento pode oferecer uma enorme quantidade de aminoácidos essenciais que são fundamentais para a saúde, possuindo muitas proteínas de qualidade.

Este alimento é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular, para praticantes de atividade física e para atletas, sendo uma excelente alternativa no lugar das fontes de proteínas animais como as carnes que, apesar de terem alto valor proteico, também contêm grande quantidade de gorduras saturadas e que podem prejudicar a saúde.

Estimula a produção de testosterona

O farro contém diversos minerais, entre eles o zinco, o ferro, o magnésio e o selênio. O zinco, entre muitas funções, é responsável por benefícios do farro como o fortalecimento do sistema imunológico, mantém a saúde dos vasos sanguíneos, auxilia no controle do sistema endócrino, além de estimular a produção de hormônios como a testosterona, sendo importante para promover a fertilidade e melhorar a libido.

Glúten

Assim, como muitos outros grãos, o farro contém glúten, porém, em quantidades bem menores quando em comparação aos grãos tradicionais. Apesar da baixa quantidade de glúten, este alimento não deve ser consumido por pessoas que tenham intolerância ao glúten e/ou sejam portadoras de doença celíaca.

Como utilizar o farro no dia a dia?

O farro pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas de produtos naturais, sendo vendido de forma integral, mantendo a maior parte dos nutrientes e das fibras do grão, semi-perolado, onde parte do farelo é retirada, mas boa parte das fibras é mantida, ou perolado, que tem a mesma quantidade de fibras dos grãos refinados.

Para manter maior quantidade de nutrientes e conseguir ter todos os benefícios do farro, procure utilizar o grão na forma integral.

Ele pode ser consumido no lugar do arroz ou da quinoa, assim como em receitas que utilizem a farinha de trigo tradicional. Existem muitas receitas de risotos, saladas, sopas, sobremesas, omeletes, hambúrgueres, bolos e pães que são fáceis e práticas para quem deseja começar a consumir este grão.

Vale lembrar que é sempre importante se manter a conservação do produto em local fresco e seco ou dentro de ambiente refrigerado para garantir o adequado consumo do produto por mais tempo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.