Corrida: mulheres que praticam devem ficar atentas ao fortalecimento do quadril

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 13 de dezembro de 2016 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Fortalecimento do quadril: esse é um assunto que poucas corredoras dão atenção. Descubra qual a sua importância.

A corrida traz vários inúmeros benefícios para a saúde da mulher, acelera o metabolismo, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse.

Entretanto, a mulher deve ficar atenta ao fortalecimento do quadril, as lesões nesta parte do corpo variam de 3 a 11% do total de ferimentos nos membros inferiores e geralmente são causadas por microtraumas de repetição, gerando sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização.

Um estudo demonstrou que o aumento repentino na distância semanal percorrida por mais de 30% ao longo de um período de 2 semanas, pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas a corrida. O recomendável é que esse aumento não ultrapasse os 10%.

Antes de começar a correr, a mulher deve realizar uma boa avaliação funcional e preparar seu corpo para a atividade que está por vir. Estes cuidados vão contribuir para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões.

Leia algumas dicas de exercícios para fortalecer o quadril:

Ponte: deitar de barriga para cima com os braços esticados e joelhos dobrados. Contrair o abdômen e elevar o quadril, mantendo suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Prancha ventral: deitar de barriga para baixo com os cotovelos e antebraços posicionados no chão na largura dos ombros e pernas estendidas com a ponta do pé apoiada no solo. Contrair o abdômen e elevar o tronco com o corpo alinhado e paralelo ao chão, manter suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Perdigueiro: Iniciar o movimento em 4 apoios, tocando as 2 mãos e os 2 joelhos no solo. Retirar uma das mãos do chão, esticando o braço a frente e a perna oposta para trás. Manter membros suspensos por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Artigos Relacionados


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/new65820/public_html/oniquenutrition.com/blog/wp-content/themes/tema-geracao-fit/single.php on line 302

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.