Frutas x Emagrecimento

Compartilhe esse artigo!
Por  Dalcia Klimaczewski  |  Nutricionista - CRN 8 12426 Publicado em 30 de maio de 2017 | Atualizado em 16 de julho de 2019

Você já deve ter ouvido falar em frutas que auxiliam no emagrecimento, como o goji berry e toranja (grapefruit), certo? Mas será que as frutas realmente têm esse poder de emagrecimento?

Desde muito tempo há a discussão a respeito da inclusão/exclusão das frutas nas dietas pelo fato delas conterem a frutose, o açúcar das frutas. A frutose é um carboidrato simples que é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo uma boa fonte de energia imediata.

Mas então, será que a frutose presente nas frutas auxilia ou não no emagrecimento?

Resultado de dietas com baixo e moderado teores de frutose

Um estudo realizado com um grupo de pacientes obesos revelou que a amostra submetida a uma dieta com moderado teor de frutose (de 50 a 70 g por dia), proveniente de frutas, obteve uma maior perda de peso em comparação com a amostra que recebeu uma dieta com baixo teor de frutose (10 g por dia).

Depois de 6 semanas seguindo as dietas, a amostra que consumiu um moderado teor de frutose perdeu cerca de 4 Kg, enquanto a outra amostra perdeu aproximadamente 2,5 Kg. Logo, o estudo concluiu que uma dieta com uma ingestão considerável de frutose é mais eficiente na perda de peso. Ou seja, as frutas auxiliam no emagrecimento sim.

Não é só pela frutose

As frutas que auxiliam no emagrecimento apresentam em sua composição fibras, que são as principais responsáveis pela perda de peso, além das vitaminas e dos minerais.

As fibras presentes nas frutas aceleram o trânsito intestinal, retardam a absorção da glicose reduzindo a glicemia, ajudam a diminuir a quantidade de colesterol total e ainda promovem a saciedade por retardar o esvaziamento gástrico. Em conjunto, todos esses benefícios fornecidos pelo consumo das fibras presentes as frutas promovem a perda de peso.

Frutas que auxiliam no emagrecimento

As frutas em geral devem ser incluídas na dieta, não havendo restrições. Mas algumas delas são mais ressaltadas quando o assunto é emagrecimento. São algumas: limão, maçã, pera, morango, kiwi, abacaxi, melancia, mamão, toranja, entre outras.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”13707″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″][/vc_column][vc_column width=”5/6″][vc_column_text]Dalcia Klimaczewski[/vc_column_text][vc_column_text]24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Dalcia Klimaczewski

Nutricionista

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduanda em Comportamento e Transtornos Alimentares pelo Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar (IPCAC).

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.