Ginseng: o que é, para que serve e benefícios

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 17 de junho de 2019 | Atualizado em 18 de junho de 2019

O Ginseng é planta cuja a raiz é muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam a diminuir o estresse e o cansaço, melhorando a qualidade de vida e proporcionando a longevidade.

Ginseng: para que serve?

O ginseng possui propriedades estimulantes e revitalizantes, podendo ser usado para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, depressão e arteriosclerose, além de regular a pressão sanguínea.

A planta, tanto a raiz quanto o caule, também possui ferro, que previne a anemia, cobalto, magnésio, necessário para a constituição e bom funcionamento dos neurotransmissores e manganês, que tem ação antioxidante e cobre, que ajuda na absorção do ferro.

Apesar de ter todos esses nutrientes, o ginseng realmente se destaca pela presença de saponinas que contam com um forte efeito anti-inflamatório, isto porque elas diminuem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, bloqueando parte de sua ação que causa inflamação.

Benefícios do Ginseng

Bom para o coração

O ginseng é benéfico para o coração de diversas formas. Sua ação anti-inflamatória previne a aterosclerose, distúrbio que ocorre quando há o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias que formam placas. Além disso, a planta proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue chegue mais facilmente ao cérebro.

Ação anti-inflamatória

Existem dois tipos de inflamação no nosso organismo, uma delas é aquela em decorrência de traumas. Já a outra que acontece devido à produção de citocinas pró-inflamatórias, que acontece em casos de diabetes e obesidade, por exemplo. O ginseng age combatendo está última inflamação.

Diminui o estresse

O ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse.

Como consumir ginseng

Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de ginseng por dia, que pode ser consumido de diversas formas:

* Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
* Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária – veja como tomar o ginseng em cápsulas;
* Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
* Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.

Não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por um curto período de tempo, de acordo com a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Cuidados com ginseng

Apesar de todos os benefícios do ginseng ele não é aconselhado para pessoas que possuem doenças cardíacas, mulheres grávidas ou durante a amamentação.

Quando acima da dose diária máxima de 8 g, ele pode provocar alguns efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial. Esses sintomas, porém, podem desaparecer ao cessar o uso desta planta.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Artigos Relacionados


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/new65820/public_html/oniquenutrition.com/blog/wp-content/themes/tema-geracao-fit/single.php on line 302

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.