Para onde vai a gordura que queimamos quando perdemos peso?

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 09 de outubro de 2018 | Atualizado em 27 de maio de 2019

Para onde vai a gordura que queimamos quando perdemos peso? As células de gordura simplesmente explodem? Nós as expulsamos durante as idas do banheiro?

Estas podem parecer perguntas bobas, mas, certamente, são perguntas que vêm a mente de muitas pessoas em suas jornadas de perda de peso.

Vamos agora entrar na ciência, dissipar alguns mitos e responder a algumas perguntas sobre as gorduras queimadas.

A pergunta foi feita a 150 profissionais da área da saúde, entre médicos, dentistas e nutricionistas. A resposta, contudo, surpreendeu até mesmo os especialistas. Cerca de 98% dos profissionais questionados erraram. Isso significa que apenas 3 das 150 pessoas souberam explicar o que acontece com a gordura que perdemos quando emagrecemos.

A maioria dos que foram desafiados com a pergunta disse que os quilos que perdemos se transforma em calor. Isso é fisicamente impossível porque, viola a lei da conservação das massas que prevê que, num sistema fechado em que ocorre uma reação química, todos os átomos que estiveram ali no início da reação, estarão lá no final.

Para onde vai a gordura que queimamos?

A resposta correta para essa pergunta é: a gordura eliminada se converte, principalmente, em dióxido de carbono e em água. O CO2 é exalado pelas vias aéreas e a água passa pelo sistema circulatório até ser eliminada na forma de urina e suor.

Mas, de acordo com cientistas, quase tudo o que comemos “sai” pelos pulmões. Todos os carboidratos e quase toda a gordura que consumimos são convertidos em CO2 e H2O. O álcool também.

O mesmo ocorre com as proteínas, ainda que algumas se transformem em ureia, que também é eliminada na forma de urina e suor.

O único tipo de alimento que chega ao intestino intacto e é eliminado nas fezes é a fibra de alimentos como milho, trigo e outros tipos de grão.

Transpirar mais é um caminho para perder peso?

Então, se a gordura que queimamos é eliminada através dos pulmões, poderemos perder mais peso se conseguirmos elevar o ritmo da nossa respiração?

Não, dizem os especialistas. Eles afirmam que hiperventilar pode causar tontura e até nos deixar inconscientes.

A única maneira saudável de perder a gordura em excesso é, por um lado, reduzir as calorias que ingerimos e, por outro, aumentar consistentemente a quantidade de dióxido de carbono que expelimos, movimentando os músculos com mais atividade física.

Infelizmente, não existe fórmula mágica para perda de peso. A fórmula antiga é ainda a mais eficiente: gastar mais calorias do que se consome.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.