6 sinais da intolerância ao glúten

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 29 de novembro de 2016 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Intolerância ao glúten é uma condição que leva a uma reação após a ingestão de alimentos que contenham glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio.

Os sintomas de intolerância ao glúten variam muito e podem incluir problemas gastrointestinais, dor nas articulações, fadiga e depressão. Conheça agora os seis principais sinais de intolerância ao glúten:

1-Confusão mental

Um dos sintomas mais surpreendentes de intolerância ao glúten, a confusão mental, que também pode ser sutil em sua natureza, é um sintoma comumente citado de pessoas que sofrem da doença.

2- Ganho de peso inesperado

O súbito e inexplicável aumento de peso é desconcertante para muitas pessoas intolerantes ao glúten. Em geral, o ganho de peso da intolerância ao glúten é resultado de duas coisas:

1. Má absorção e permeabilidade intestinal – dois efeitos colaterais da intolerância ao glúten;
2. Inflamação sistêmica, que é desencadeada pelo glúten.

3- Função imunológica anormal

Os anticorpos IgA, quando são sensíveis ou intolerantes ao glúten, têm um efeito contrário sobre o sistema imunológico. Encontrados principalmente no trato gastrointestinal e a saliva, os anticorpos IgA são defesa primária do corpo contra constipações, gripes e outras doenças.

4- Cefaleias e enxaquecas

Enxaquecas são dores de cabeça, muitas vezes, terrivelmente dolorosas que podem até mesmo ser debilitantes. Estranhamente, enxaquecas são muito mais comuns em pessoas intolerantes ao glúten, que a população em geral.

5- Problemas de pele

As propriedades de má absorção de nutrientes provenientes da intolerância ao glúten afetam diferentes áreas do corpo, incluindo o nosso maior órgão, a pele.

O glúten tem sido associado à acne, psoríase, eczema e dermatite herpetiforme (DH). Sintomas de pele decorrentes da intolerância ao glúten, muitas vezes incluem ardor, vermelhidão, erupções cutâneas, coceira e até mesmo bolhas.

6- Exaustão e fadiga

Este sinal é semelhante à confusão mental, em que os mecanismos exatos são um mistério. Pouca investigação científica tem sido realizada em examinar a correlação suposta entre a fadiga / cansaço e intolerância ao glúten.

No entanto, médicos acreditam que a intolerância ao glúten é paralela à fadiga através de inflamação e da de-alocação das reservas de energia do corpo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.