4 Benefícios da lima-da-pérsia: para que serve e propriedades

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 29 de março de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Lima-da-Pérsia é o nome usual para o fruto Citrus aurantium, um fruto da família do limão que apresenta diâmetro de cerca de 6 cm e é verde por fora, podendo ficar com a casca amarelada após o amadurecimento e polpa esverdeada por dentro.

Em comparação com frutos da mesma família, têm um aroma mais forte, são maiores, duram mais tempo sem perder seus benefícios, são capazes de sobreviver em qualquer clima e não apresentam o gosto amargo de alguns limões e limas.

Propriedades da Lima-da-Pérsia

Além de poder ser aliada no tratamento de doenças como diabetes e problemas no fígado, a lima-da-pérsia pode ser usada para preparar bebidas como suco de lima-da-pérsia, no preparo de saladas como tempero e acompanhamento para frutas como abacate.

Também é muito usada em bebidas alcoólicas como no preparo de caipirinhas e as tradicionais limonadas sem álcool.

5 Benefícios da lima-da-pérsia

Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para provar cientificamente os benefícios da lima-da-pérsia. Dentre os que vêm sendo evidenciados, estão a diminuição no risco de obesidade, diabetes, doenças do coração e até melhora na saúde da pele e dos cabelos.

Estudos também mostram que a vitamina C é capaz de reduzir a mortalidade. E como a lima-da-pérsia tem um alto teor de vitamina C, ela tem essa propriedade além da atividade antioxidante que previne diversos problemas de saúde.

1. Eficiente contra resfriados

O alto teor de vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes na lima-da-pérsia ajudam o organismo a lutar contra resfriados e evitar complicações.

2. Digestão

A lima-da-pérsia é uma ótima fonte de fibras solúveis. As fibras, em geral, apresentam diversos benefícios para a saúde, incluindo uma melhora no processo digestivo e ajuda na perda de peso. Como um benefício extra, elas ajudam na manutenção dos níveis de colesterol.

3. Reduz o risco de cálculos renais

Só quem já sofreu com pedras nos rins sabe o quão doloroso é ter esse problema. O cálculo renal pode se formar quando o seu organismo acumula minerais ou quando a urina está muito concentrada.

Uma das causas das pedras nos rins são baixos níveis de citrato na urina. Diversas frutas e vegetais como a lima-da-pérsia podem ajudar a aumentar os níveis de citrato na urina, reduzindo assim o risco de desenvolver um cálculo renal.

4. Ajuda na prevenção e luta contra o câncer

Devido à presença de substâncias chamadas bioflavonóides, a lima-da-pérsia previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer devido ao seu poder antioxidante, que diminui a quantidade de radicais livres, que podem, eventualmente, gerar um câncer.

Existem muitos estudos indicando uma relação entre o consumo de frutas cítricas a um risco reduzido de desenvolver certos tipos de câncer. Isso se deve às propriedades antioxidantes desses alimentos, que neutralizam os radicais livres no organismo que podem, eventualmente, desencadear a doença.

Os estudos já realizados indicam que há benefícios da lima-da-pérsia pode proteger contra câncer de esôfago, estômago, mama e do pâncreas.

Além dos antioxidantes, frutas cítricas são ricas em flavonóides, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra o câncer, já que são um tipo de antioxidantes capaz de bloquear a expressão de certos genes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças degenerativas, incluindo o câncer.

Dicas

Para escolher o melhor fruto de lima-da-pérsia, é indicado escolher o de cor verde bem brilhante e armazenar o mesmo na geladeira para manter o frescor por mais tempo.

É muito fácil incorporar limas na dieta através do tempero. É possível usar o suco da fruta para temperar peixes brancos, saladas ou adicionar gotas em chás ou até na água que você costuma tomar para saboreá-la.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.