A verdade que nunca ninguém te contou sobre o macarrão instantâneo

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 04 de abril de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Basta três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela.

Pessoas com esse hábito também já devem ter ouvido falar que o produto não é nada bom para a saúde.

Uma pesquisa recente mostrou que o macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

O macarrão instantâneo costuma uma opção muito prática de refeição. Mas, segundo teste realizado com dez marcas do produto, pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, essa combinação possui quantidades de sódio e gordura acima das recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Os altos índices são conseqüências da fritura ao qual o macarrão é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois. A pesquisa mostrou que o tempero pode conter ate 4g de sódio, ou seja, o dobro da quantidade diária recomendada para um adulto.

O excesso de sódio é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial, retenção de líquidos podendo causar inchaço, aumento de peso e celulite.

Outros problemas do macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo abusa do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor, conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náuseas, queimação no peito e sudorese, além de outras reações.

Troca esperta

Trocar o macarrão instantâneo por macarrão convencional ou integral com molho de tomate caseiro. A bolonhesa ou ao sugo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.