Massa muscular para a saúde, não apenas estética

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 07 de março de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Massa muscular para a saúde: se engana quem pensa que ganhar massa muscular tem apenas finalidade estética. Entenda!

O ganho de massa muscular, está sendo cada vez mais estimulado para o público feminino, devido a importância para saúde, por exemplo: amortecimento e estabilização para as articulações, melhora do metabolismo, produção de calor corpóreo e aprimoramento das habilidades cognitivas.

A inclusão de treinamento de força como parte integrante de um programa de exercícios é recomendada pelas mais tradicionais associações como o American Heart Association, American College of Sports Medicine e American Diabetes Association.

Estudos têm mostrado que a massa muscular é inversamente associada com todas as causas mortalidade e a prevalência da síndrome metabólica, independente dos níveis de aptidão cardiorrespiratória.

O músculo é o principal tecido que metaboliza glicose e triglicérideos, além de ser determinante na taxa metabólica de repouso . As consequências da redução da massa magra são diversas, incluindo a perda de força muscular e potência, diminuição da taxa metabólica de repouso e redução da capacidade de oxidação de lipídeos, fatores que levam ao acumulo de gordura corporal.

Quanto à saúde, ganhar massa muscular causa melhora da imunidade, previne lesões articulares, melhora a postura, causa alterações positivas no humor e na qualidade do sono.

Além disso, é importante para as mulheres, pois quanto mais cedo elas começarem a treinar com pesos, maior massa óssea terão, assim minimizando as consequências da osteoporose que pode surgir após a menopausa.

Após os 30 anos, o organismo humano começa a perder massa muscular de forma gradual. Um treinamento visando o ganho de massa muscular para a saúde reduz o ritmo dessa perda, mantendo os benefícios por mais tempo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.