Melhor panela para cozinhar

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 10 de maio de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018
Melhor panela para cozinhar: saiba qual é a melhor panela para a saúde e entenda o efeito que as panelas causam nos alimentos, do ponto de vista nutricional.
Preparar refeições é com certeza uma das coisas mais antigas do mundo, e conforme o tempo passa muitos recursos, em objetos e utensílios, são criados para nos auxiliar no preparo dos alimentos.
No Brasil a evolução no preparo de alimentos se deu na descoberta da cerâmica pelos índios que já utilizavam panelas de barro para cozinhar e, neste processo evolutivo, iniciado na região nordeste do país, esse artesanato foi ganhando espaço em outros estados brasileiros.

Melhor panela para cozinhar: Cerâmica

A panela mais tradicional é a panela de cerâmica. A história conta que elas foram inventadas pelos índios na forma das famosas panelas de barro, que depois de cozer tornam-se cerâmica, muito utilizada no estado do Espírito Santo, mas são bem populares no país todo e muito elogiada pelas suas qualidades de cozimento, duração e segurança. Se bem cuidadas, as panelas de cerâmica podem durar muitos anos.
Além do design elegante das panelas de cerâmica, elas possuem uma série de vantagens sobre as panelas tradicionais de teflon ou de alumínio. Essa diferença se dá desde na preparação de alguns pratos e, até na resistência do material utilizado para fabricação.

Confira a seguir algumas vantagens da panela de cerâmica, que fazem dela a melhor panela para cozinhar:

Sabor

Pode parecer que não, mas cozinhar em uma panela de cerâmica faz toda diferença, pois se fala muito sobre os aditivos químicos e metais pesados que algumas panelas podem soltar e contaminar os alimentos, no entanto, a cerâmica por ser um elemento natural não possui esses problemas garantindo melhor cozimento dos alimentos.

Beleza e praticidade

Além das Panelas de Cerâmica chamarem muita atenção pelas suas cores vibrantes e design arrojado, chamam atenção também pela praticidade. Recursos como, por exemplo, não arranhar, poder sair direto do fogão e ir para a mesa, poder manter os alimentos dentro dela por mais tempo, mesmo quando em bancadas de mármore que isso afete o sabor do prato preparado ali, fazem desse tipo de panela a campeã em praticidade.

Resistência

As panelas fabricadas em cerâmica possuem poisresistência ao choque térmico, fazendo com que o alimento nela presente, não sofra alteração de sabor quando se precisa guardá-lo na geladeira mesmo quando ainda quente.
Em geral, boas panelas de cerâmica suportam altas temperaturas sem que ocorra rachaduras na panela ou qualquer outro defeito, isso se deve a glassura especial.
Essas panelas foram feitas para ter uma alta durabilidade, ou seja, mesmo inicialmente sendo um investimento um tanto alto, o seu custo-benefício é inacreditável, caso seja manuseada de forma correta.

Qual a melhor maneira de utilizar as Panelas de Cerâmica?

Falamos de inúmeras vantagens e propriedades dessas panelas, porém, para podermos aproveitar tudo o que ela nos oferece é preciso tomar alguns cuidados durante a utilização.
Por elas reterem mais calor, sempre que for utilizada em um fogão convencional a dica é utilizar em fogo baixo/médio, pois o cozimento dos alimentos será eficiente da mesma forma e o gasto com gás e outros fatores será bem menor, além de poder queimar a comida e estragar aquela refeição feita com tanto amor e carinho.

[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.