Nutrição Ayurveda: saiba quais alimentos devem ser consumidos por cada dosha

Compartilhe esse artigo!
Por  Dalcia Klimaczewski  |  Nutricionista - CRN 8 12426 Publicado em 15 de junho de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

A Nutrição Ayurveda é derivada da medicina ayurvédica, que surgiu na Índia há mais de 5.000 anos, era praticada pelos sábios e religiosos da época. Esta medicina é fruto de uma compreensão ampla do homem e sua dinâmica própria em relação ao meio ambiente em que vive, sendo os seres humanos diferentes uns dos outros.

Nutrição Ayurveda e alimentação

A medicina ayurvédica afirma que é necessário personalizar a alimentação de acordo com o dosha de cada um. Este determina a constituição física e mental do indivíduo, incluindo os gostos por alimentos e a personalidade, há 3 tipos: Vata, Pitta e Kapha.

Todo mundo possui os 3 tipos de dosha, porém, há predominância de um ou dois deles. Descubra qual é o seu dosha predominante através das características de cada um deles e veja quais são os melhores alimentos a serem consumidos.

Nutrição Ayurveda: dosha

Vata

Como os elementos de Vata são o espaço e o ar, pessoas com esse dosha geralmente possuem um biótipo agitado, seco, leve, frio.

Pessoas Vata frequentemente são magras e não engordam facilmente. O apetite delas é variável e, às vezes, esquecem de comer. São pessoas hiperativas e agitadas, mas possuem resistência fraca, cansando-se facilmente. Possuem temperamento nervoso e mutável e são mais sensíveis ao frio, baixa umidade e vento.

Aprendem com facilidade, mas esquecem logo em seguida o que acabaram de aprender. Também são faladores, gostam muito de conversar e possuem fala rápida.

Vata é harmonizado pelo sabor doce, ácido e salgado, mas é desarmonizado (ou irritado) pelo sabor picante, amargo e adstringente. Então, prefira alimentos que possuam sabores que harmonizam Vata aos que o irritam para manter o equilíbrio desse dosha.

Pitta

Composto pelos elementos fogo e água, pessoas com o dosha Pitta possuem geralmente o biótipo quente, oleoso, luminoso e afiado.

Pessoas de Pitta possuem peso moderado e um apetite alto, sendo até exagerado. Geralmente são motivados, eficientes e competitivos em suas atividades, além de serem argumentativos e convincentes. Gostam muito de debater.

São sensíveis ao calor, fogo e à luz do Sol, possuem memória clara e afiada. Emocionalmente irritam-se e demonstram raiva com facilidade.

Pitta é harmonizado pelo sabor doce, amargo e adstringente, e é irritado pelos sabores picantes, ácidos e salgado. Portanto, se você possui este dosha predominante, tente preferir os alimentos com os sabores que mantenham o seu equilíbrio.

Kapha

Composto pelos elementos terra e água, as pessoas com o dosha Kapha possuem biótipo frio, opaco, úmido e descolorido. Ou seja, são pessoas geralmente pálidas e que sentem muito frio e são sensíveis à umidade.

Costumam ter excesso de peso ou, se forem magras, sentem o corpo pesado. Possuem apetite moderado, mas constante. São pessoas muito afetuosas e sentimentais, que gostam de se sentirem estáveis e seguras. A fala é lenta e melodiosa e o temperamento é conservador.

Pessoas Kapha também são tolerantes, calmas, compreensivas e amorosas, mas têm tendência à cobiça, apego, inveja e possessividade.

Kapha é harmonizado pelos alimentos de sabor picante, amargo e adstringentes; e é desarmonizado pelos de sabor doce, ácido e salgado. Então, se você é de Kapha, prefira os alimentos de sabores que mantenham a harmonia desse dosha.

Portanto, há alimentos que podem harmonizar o equilíbrio do seu corpo dependendo do dosha predominante que você possui, ajudando a manter a sua saúde e bem-estar.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”13707″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link”][/vc_column][vc_column width=”5/6″][vc_column_text]Dalcia Klimaczewski[/vc_column_text][vc_column_text]24 anos, comunicóloga e graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Adepta à nutrição comportamental, acredita que a saúde e o bem-estar são consequências do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Dalcia Klimaczewski

Nutricionista

Formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduanda em Comportamento e Transtornos Alimentares pelo Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar (IPCAC).

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.