Benefícios do Óleo de Licuri

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 25 de maio de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018
O óleo de licuri é pouco conhecido e possui características semelhantes ao óleo de coco, tido como um dos mais saudáveis do mundo.
Rico em proteínas, o óleo de licuri contém cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio, o Licuri (Syagrus coronata) é um coquinho pequeno, que nasce em uma palmeira alta e é abundante no nordeste brasileiro, principalmente Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Apelidada de “Pérola da Bahia”, a fruta, além de saudável, tem óleo que pode ser consumido in natura e utilizado na preparação de licores, leite e receitas doces.

Benefícios do óleo de Licuri

Ótimo para prevenção de doenças

Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose e fortalece os ossos, além de prevenir aterosclerose, problemas cardíacos, problemas na articulação e inflamatórios do organismo.
O óleo de Licuri também ajuda na síntese de ácidos graxos, na liberação da insulina e no metabolismo da glicose. Por ser rico em ferro, o fruto também previne a anemia e ajuda no desenvolvimento mental.

Tão nutritivo quanto o açaí

Além do óleo saudável, a polpa do licuri também é nutritiva igual a do açaí. Os percentuais de minerais na composição da polpa dos coquinhos das duas espécies são característicos de um alimento considerado saudável.
No licuri são encontrados zinco, potássio e fósforo em quantidade maior do que no açaí. O efeito nutricional da ingestão de polpa de licuri ou de açaí é praticamente o mesmo.

Licuri: 100% aproveitável

Tanto quanto o coco verde, o Licuri é 100% aproveitável: as folhas viram material de artesanato, a cera das folhas é usada na confecção do papel carbono ou da graxa para sapatos, em móveis e até na pintura de automóveis, o tronco vira combustível para fornos em fábricas de cerâmicas; seu fruto vira óleo e também é servido in natura, torrado e salgado, e também vira leite vegetal.

[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.