Ora-pro-nóbis

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 30 de maio de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

A ora-pro-nóbis vem conquistando cada dia mais as pessoas. Em especial, os veganos, planta originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata.

A ora-pro-nóbis é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.

Seu cultivo é fácil e seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente a diversos tipos de solo e climas. Ela pertence à família das cactáceas.

Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca.

A produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento.

Foi a partir desse conhecimento popular que a ora-pro-nobis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

Benefícios da ora-pro-nóbis

Bom para o sistema digestivo e intestinal

Por possuir alto teor de fibras, ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal.

Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

Possui propriedades anti-inflamatórias

O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

Bom para o sistema imune

A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

Bom para pele e visão

Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade. O retinol, derivado da vitamina A, também é fundamental para manter a integridade da visão em dia.

Rica em proteínas e vitamina C

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos. Entre seus aminoácidos, temos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.