Ovário policístico e alterações hormonais: tudo que você precisa saber

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 17 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

A síndrome dos Ovário Policístico é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos.

Durante o ciclo menstruar é normal aparecer cistos durante o processo de ovulação, faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem no final do ciclo.

Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso.

A portadora da síndrome ovula com menor freqüência e tem ciclos, em geral, irregulares. Calcula-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva.

Síndrome do Ovário Policístico: Principais Sintomas e Sinais

Ciclos irregulares, menor freqüência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos.

O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidade.

Quando há excesso de hormônios masculinos, os sinais observados são:

-Crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
-Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de espinhas e cravos;
-Queda de cabelos;
-Aumento do peso;
-Manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço

Os principais tratamentos são:

Anticoncepcionais orais

A pílula melhora os sintomas de aumento de pelos, aparecimento de espinhas, irregularidade menstrual e cólicas. Não há uma pílula específica para o controle dos sintomas. Mulheres que não podem tomar a pílula se beneficiam de tratamentos à base de progesterona.

Antidiabetogênicos orais

Caso a síndrome dos ovários policísticos associada à resistência insulínica, um dos tratamentos disponíveis é por meio de medicamentos para diabetes.

Indução da ovulação

Caso a mulher pretenda engravidar, recomenda-se tratamento de indução da ovulação, não sem antes afastar as outras possibilidades de causas de infertilidade.

Não se deve fazer esse tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.