Ovo inteiro ou só a parte da clara?

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 19 de março de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Ovo inteiro ou só a clara? Estudo comparou os ganhos de massa muscular entre as duas formas de consumo e o resultado foi impressionante.

Você já deve ouvido falar que a clara do ovo é uma das melhores fontes de proteínas para os músculos crescerem e que a gema deveria ser descartada, pois deixaria a refeição com uma quantidade muito alta de gordura. Mas, será que isso é verdade? Esse foi o ponto de partida do estudo feito por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

A análise foi feita com 10 homens, que realizaram treinos de resistência. No pós-treino, parte do grupo comeu ovos inteiros (que continham 18 gramas de proteínas e 17 gramas de gorduras) e os demais comeram apenas as claras (18 gramas de proteínas e nada de gorduras).

O comparativo entre os resultados foi feito por exames de sangue e análises musculares, com o intuito de verificar os aminoácidos na circulação e a produção de músculos resultante dos exercícios e da alimentação.

A primeira conclusão foi de que os ovos, com a gema ou não, oferecem a mesma quantidade de aminoácidos para o corpo. Então, os pesquisadores mediram como é feita a síntese de proteínas nos músculos nos dois casos, e o resultado foi inesperado: ingerir o ovo inteiro após o exercício é muito mais eficiente para a construção da massa muscular.

Os participantes que comeram o ovo inteiro no pós-treino tiveram uma taxa 40% maior na capacidade de gerar massa muscular, em comparação com aqueles que comeram só as claras.

A conclusão foi de que gema contém substâncias que não estão presentes na clara e que, de alguma forma, auxiliam o corpo a processar as proteínas no aumento e recuperação muscular.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.