Peru de natal com maçãs

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 23 de dezembro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Peru de natal com maçãs: que tal incrementar a tradicional receita e arrasar na ceia de final de ano?

O Blog Geração Fit separou uma receitinha de peru de natal com maças que além de prática deliciosa, é supernutritiva. O peru só é ligeiramente temperado com sal, pimenta e limão, pois eles já são vendidos temperados.

Peru de Natal com maçãs

Ingredientes

1 peru inteiro de tamanho médio;
Sal e pimenta- do- reino a gosto;
½ limão;
2 maçãs;
1 cebola pequena processada;
2/3 de xícara de (chá) de manteiga;
20 folhas de sálvia processadas;
4 fatias de pão integral;
1 xícara (chá) de água;
1 tablete de caldo de frango;

Ingredientes do molho

1 xícara (chá) de champanhe ou vinho branco;
1 xícara (chá) de vinho madeira ou marsala;
2 xícaras (chá) de caldo de frango ou de peru;
De 4 a 6 colheres (sopa) de farinha de trigo;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Maçãs fatiadas para decoração;

Modo de preparo

Lave o peru com água corrente e seque-o bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino, inclusive a cavidade do peito. Coloque o limão na cavidade do peru. Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Em uma frigideira, refogue a cebola com uma colher (sopa) de manteiga, acrescente os cubos de maçãs e metade da sálvia bem processada. Acrescente as fatias de pão bem picadas e molhe com um pouco de caldo de frango ou peru. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo e recheie a cavidade do peru com a mistura obtida. Costure a cavidade ou prenda com palitos.

Coloque o peru em uma assadeira e espalhe, abundantemente, 2/3 xícaras (chá) de manteiga sobre ele e cubra-o com as folhas de sálvia restante. Cubra com papel- alumínio e asse em fogo forte por 40 minutos. Abaixe a temperatura do forno para médio. Retire o papel-alumínio e continue a assar o peru, regando sempre com os sucos criados na assadeira.

Asse por 2 ou 3 horas ou até que o peru esteja bem dourado e assado. Retire do forno e coloque o peru em um refratário com o molho criado na assadeira e espere esfriar um pouco. Retire um pouco da gordura que se formou na superfície, cerca de ¼ xícara (chá), elimine a gordura restante, reservando o molho.

Coloque a gordura em uma panela, leve ao fogo, acrescente a farinha de trigo e misture bem. Cozinhe por 1 ou 2 minutos para que a farinha de trigo doure levemente e acrescente o caldo de frango ou peru. Misture e reserve. Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, regue com o champanhe e com o madeira, deixe reduzir à metade e acrescente o molho criado na assadeira e que estava reservado.

Acrescente também a mistura com o caldo de frango, cozinhe por 2 ou 3 minutos e passe o molho por uma peneira. Acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino. Coloque esse molho sobre o peru e sirva quente.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.