Picnogenol: o mais poderoso antioxidante do mundo

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 04 de julho de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Picnogenol: saiba mais sobre esse poderoso antioxidante que reforça os vasos capilares, veias, artérias, paredes dos vasos sanguíneos, incluindo os que fornecem sangue ao coração.

O que é picnogenol?

É uma substancia extraída da casca de uma árvore chamada pinheiro marítimo francês ou pinus pinaster, espécie comum no litoral da França e usada desde os anos 50 para tratar o escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C) e a fadiga que acometiam os tripulantes das navegações daquela época.

Desde então, o picnogenol vem sendo usado para a prevenção e tratamento de várias enfermidades, principalmente as doenças cardiovasculares e as de pele.

O picnogenol carrega uma lista imensa de benefícios e é comprovadamente um potente antioxidante e anti-inflamatório, sendo comparado com as vitaminas C e E. Além disso, possui efeitos antitrombogênico, antimicrobiano, antialérgico e anticancerígeno.

Seus efeitos contra os radicais livres revelam um aliado importante na prevenção de danos celulares que doenças como Alzheimer, câncer, e outras podem causar.

Com todos esses benefícios, o picnogenol tem sido considerado pelos pesquisadores uma das grandes descobertas científicas do nosso tempo quando o assunto é combate aos radicais livres

Picnogenol: para que serve?

Ele é conhecido pode ter diversas funções no organismo, mas sua principal característica é seu alto potencial antioxidante.

Os antioxidantes são compostos químicos que têm a capacidade de combater os radicais livres, prevenindo ou diminuindo os danos às células, evitando possíveis problemas de saúde.

Os radicais livres são moléculas produzidas pelas células no processo de geração de energia. Estão presentes no nosso corpo naturalmente e são neutralizadas por enzimas presentes no organismo que nos protegem desses radicais.

Existem fatores externos que podem contribuir para a formação de radicais livres em excesso e promover danos irreversíveis.

Os danos celulares causados pelos radicais livres estão associados a diversas doenças. Seu efeito acumulativo causa mutações e alterações irreversíveis nas células, podendo desencadear células cancerígenas, enfraquecer o sistema imunológico e atuar diretamente no envelhecimento precoce.

Picnogenol: benefícios

Todos os benefícios atribuídos ao picnogenol, se dão através dos mais de 40 nutrientes contidos em sua composição. Ele pode atuar em várias regiões do corpo, como veremos a seguir:

Previne e envelhecimento precoce

Isso ocorre, pois, os antioxidantes presentes nesta substância são capazes de combater o estresse oxidativo, os danos relacionados a estrutura do DNA e a membrana celular, melhorando a saúde da pele e prevenindo rugas, linhas de expressão e flacidez.

Estudos feitos com mulheres já comprovaram que o uso continuo de picnogenol aumentou a elasticidade e a produção de ácido hialurônico (responsável por manter a pele hidratada).
Cremes à base do extrato ajudam a manter a saúde da pele, também contribuindo para evitar o envelhecimento precoce.

Melhora a elasticidade da pele

Além de estar ligado a prevenção do envelhecimento, o picnogenol é capaz de diminuir a degradação e reforçar a ação do colágeno, sendo assim mantém a pele mais firme, macia e com uma aparência mais natural.

Combate inflamações da próstata

Sua ação estimulante, faz com que o sistema imunológico seja fortalecido, combatendo tanto inflamações na próstata, como em outros lugares do corpo.

Reduz retinopatia diabética e neuropatia

Alguns estudos já sugerem que o picnogenol pode diminuir estágios da retinopatia diabética, melhorando a circulação e evitando edemas na região da retina e acuidade visual.

Melhora o funcionamento da insulina

O consumo regular do extrato de picnogenol pode auxiliar na redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea, melhorando a ação da insulina e fazendo com que a mesma tire o açúcar da circulação e o mande para dentro das células rapidamente.

Melhora a circulação e vitalidade das células

O picnogenol é responsável por atuar diretamente nos processos em que o óxido nítrico participa, e que por si só, é uma substancia que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando assim todo o sistema circulatório.

Melhora da performance na atividade física

Outro benefício interessante em relação ao picnogenol, é que auxiliando no funcionamento da circulação sanguínea, o oxigênio ficará mais disponível no músculo, melhorando a entrada dos nutrientes e proteínas, o que contribui para melhora da performance na prática esportiva.

Melhora e impede a formação de veias varicosas e reduz o risco de flebite

Por melhorar o sistema circulatório, o picnogenol pode evitar a formação de dilatações, inflamações e possíveis entupimentos das veias dos membros inferiores.

Reduz os efeitos do estresse

Um estudo recente publicado pela Journal of Neurosurgical Sciences, comprovou que o consumo diário de picnogenol é capaz de diminuir o estresse, melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Combate diversas formas de alergia

O picnogenol é capaz de diminuir os sintomas de alergias como asma, rinite alérgica e outras doenças de origem respiratória.

Reduz o inchaço dos membros inferiores

O picnogenol já é prescrito por dermatologistas, como tratamento para pessoas que são acometidas pelos inchaços de membros inferiores.

Fortalece o sistema imunológico

O consumo de picnogenol também está relacionado com o estímulo e fortalecimento do sistema imunológico, sendo assim importante no combate dos vírus que estão presentes no ar.

Além de tudo isso, a substância ainda é capaz de atuar no tratamento de problemas circulatórios, pressão alta, osteoartrite, dores musculares, diabetes, endometriose, TPM e disfunção erétil. No sistema cardiovascular, reduz o colesterol auxiliando no controle da pressão arterial e reduzindo o risco de problemas como infarto, acidente vascular cerebral.

Ajuda também o sistema plaquetário dilatando as artérias, possibilitando assim, um fluxo sanguíneo contínuo. Também tem forte atuação no sistema respiratório: previne e combate a rouquidão, a tosse e a gripe.

O picnogenol ainda é benéfico para a melhora da memória, da fertilidade, dos sintomas da osteoartrite e do desempenho esportivo.

Como tomar picnogenol?

A recomendação é de 60 a 200mg/dia, sendo que 200mg/dia é o máximo recomendado para que não haja efeitos colaterais.

Apesar de ser natural, o picnogenol só deve ser consumido sob prescrição médica. Os benefícios do consumo desta substância começam a aparecer a partir de 30 dias de uso.

Contraindicações

O picnogenol é contraindicado para pessoas com doenças neurológicas, mulheres que estão amamentando, crianças com menos de seis anos, pessoas alérgicas a componentes presentes na fórmula, insuficiência renal, pessoas portadoras da doença de Crohn. Portanto, converse com seu médico antes de consumi-lo.

Onde comprar o picnogenol?

O extrato é comercializado em cápsulas ou presente em suplementos alimentares, e você pode encontrar em lojas de produtos naturais, algumas farmácias e também pode mandar fazer fórmulas específicas em farmácias de manipulação.

Conclusão

O extrato de picnogenol é comprovadamente benéfico a saúde. Suas atribuições estão relacionadas a saúde do corpo em geral mas, antes de consumi-lo, consulte o seu médico ou nutricionista.

Caso tenha se interessado nas ações do picnogenol, especificamente pela prevenção do envelhecimento da pele, consulte seu dermatologista. Ainda existem muitos estudos em andamento que podem comprovar mais benefícios sobre o seu efeito antioxidante e ao combate aos radicais livres.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.