Psyllium

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 24 de agosto de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Psyllium é uma planta originária da Ásia e da África que produz sementes muito ricas em fibras. Suas sementes são ricas em fibra alimentar, por isso oferece tantos benefícios ao corpo humano.

A fibra alimentar no psyllium não é totalmente digerida pelo corpo humano, mas ainda assim oferece inúmeros benefícios. Ingerir fibras de psyllium pode ajudar a reduzir seu colesterol, prevenir câncer de cólon, aliviar prisão de ventre e diarreia, melhorar a regulação do açúcar no sangue e ajudar a perder peso.

Pode-se comprar a casca de psyllium ou usa-la como suplemento, comercializado na forma de cápsulas ou tabletes.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, uma dose típica é de meia a duas colheres de chá de psyllium em 1 xícara de água.

Psyllium: benefícios

Por ser um produto extremamente rico em fibras, o psyllium auxilia o funcionamento intestinal e ajuda a evitar prisão de ventre. Só isso já deixaria você mais livre e relaxado durante seu dia, mas os benefícios vão além disso.

Fibra de psyllium, um tipo de fibra solúvel, absorve água e incha no seu trato digestivo. Esse aumento no volume quer dizer que seu trato digestivo se sente mais cheio, o que pode ajudar a diminuir a fome e evitar que se coma além da conta.

Muitos estudos mostram que essas fibras ajudam a reduzir o colesterol ruim (também conhecido como LDL) e que a presença delas na alimentação, especialmente as insolúveis, aumenta consideravelmente a sensação de saciedade e nos faz comer menos.

Fique atenta a quantidade ingerida

As fibras de psyllium oferecem benefícios, mas é importante fica atento a quantidade ingerida, pois se ingeridas em excesso pode trazer efeitos colaterais como inchaço e gases.

Além disso, o excesso pode impedir com que certos minerais, como zinco, ferro, magnésio e cálcio, sejam absorvidos corretamente.

Psyllium: como utilizar

A fibra de psyllium pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas recomenda-se antes uma boa hidratação ,por ser um alimento de alta absorção de água. Prefira sempre a versão natural, sem aditivos.

A recomendação geral é de uma colher de sopa de Psyllium por dia ou 7 ou 8 cápsulas diárias (com 500 miligramas cada).

Contraindicações do Psyllium

Por ser um alimento natural o Psyllium possui poucas contraindicações. Em conjunto com a ingestão , deve-se adotar o hábito de tomar bastante água, caso contrário tantas fibras no organismo podem causar cólicas, dores e gases.

Pessoas que tomam certos medicamentos, como antidepressivos, anticonvulsivos, antiagregantes plaquetários e remédios para diabetes e colesterol também devem evitar o uso, bem como gestantes, pessoas com transtornos renais ou no esôfago.

Consulte sempre um médico e nunca se automedique nem mesmo com remédios ou suplementos naturais.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.