Por que os resfriados são tão comuns?

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 03 de julho de 2018 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Resfriados: responda rapidamente, quantos você já teve na vida? Impossível chegar a um número exato para esta pergunta, não é mesmo? Entenda agora por que eles podem ocorrer com tanta frequência e como são adquiridos!

Uma coisa é fato, todas as pessoas ficaram ou ficarão resfriadas mais de uma vez na vida. Em média, um adulto pega um resfriado de duas a quatro vezes por ano.

Mas, o que é resfriados?

O resfriado é uma infecção viral que compromete principalmente as vias respiratórias superiores. Existem mais de 200 virus que causam o resfriado e a grande maioria são altamente contagiosos.

Cada vírus evoluiu de diferentes formas ao longo do tempo para infectar o nosso nariz e nossa garganta. Cada vírus do resfriado tem um efeito “diferente no nosso corpo.

Em geral, os vírus do resfriado se proliferar em lugares mais frios do nosso nariz, então, acabam se proliferando melhor a 32°C, e não a 37°C. Eles se concentram no trato respiratório superior, causando congestão nasal, coriza e espirros, que, claro, ajudam o vírus a se espalhar para novas vítimas.

Resfriados e inverno

Embora o resfriado seja mais comuns no inverno, não há estudos que comprovem a relação entre o clima frio e a intensidade dos resfriados. Eles podem surgir a qualquer momento e se espalham de diferentes formas.

Mas como se pega um resfriado?

Quando você espirramos, 20 mil partículas são expelidas do nosso nariz e nossa sua boca. Essas partículas podem se depositar no nariz ou nos pulmões de outra pessoa. Você também pode pegar um resfriado ao tocar superfícies que outros infectados tocaram. Como qualquer outro vírus, as transmissões podem ser diretas ou indiretas. Então, há sempre diferentes formas de se pegar um resfriado.

As crianças costumam ser vítimas mais frequentes de resfriados. Nos primeiros dois anos de vida, a maioria das crianças pode ter entre oito e dez resfriados por ano. Isso acontece porque as constipações virais se espalham mais facilmente entre elas.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.