Benefícios da Taioba

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 18 de outubro de 2018 | Atualizado em 27 de maio de 2019

A taioba é um alimento conhecido por poucas pessoas, uma vez que o seu cultivo é mais comum em hortas caseiras, especialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais.

O vegetal possui alto valor nutritivo e pode fazer muito bem à nossa saúde de um modo geral. Entre as suas principais características, podemos citar as suas folhas, bem semelhantes às do inhame (com a diferença de que as deste último não são comestíveis), além de caule bem próximo à elas.

Benefícios da Taioba para a saúde

Rica em nutrientes

A Taioba é uma planta rica em: carotenoides, vitamina C, vitamina B2, vitamina B3, ferro, cálcio, boro, cobre, manganês, fibras, potássio.

Aumenta a defesa do organismo

Por conter vitamina C, agente que aumenta as defesas do organismo e atua como antioxidante, ela fortalece o sistema imunológico que defende o corpo de bactérias, vírus, fungos, entre outros invasores.

Previne câimbras

As câimbras ocorrem devido à falta de potássio no organismo, e por se tratar de um alimento rico neste nutriente, o seu consumo minimiza as câimbras.

Ótima para a visão

Por ser rica em vitamina A, a taioba auxilia a visão, principalmente durante a noite ou em lugares escuros, já que esta vitamina é fundamental para a síntese de rodopsina, que ajuda as pessoas a diferenciar o claro do escuro.

Ela é ideal para prevenção de problemas como catarata, cegueira noturna e inclusive dores de cabeça que são causadas devido à problemas de visão.

Como fazer taioba

Embora essa planta possua vários componentes que são essenciais para a saúde, ela também contém uma concentração de oxalato de cálcio. Isso faz com que, ao ingerir essa planta crua, ela possa provocar coceira nas mucosas e inflamação, que leva ao fechamento da garganta e consequente sensação de sufocamento. Ao ser aquecida, todos esses efeitos são eliminados.

A melhor maneira de consumir a taioba é refogada, e para isso, colha de preferência as folhas jovens, que são as que possuem mais nutrientes, rasgue com as mãos ou elimine as nervuras principais.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.