Tamarindo: benefícios e curiosidades de um dos frutos mais nutritivos do mundo

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 12 de julho de 2019 | Atualizado em 12 de julho de 2019

O tamarindo é um fruto da árvore tamarindeiro, uma espécie que pertence à família das leguminosas, ou seja, são plantas cujas sementes crescem em vagens.

Segundo pesquisa, é um alimento de origem africana, embora seja cultivado principalmente na Índia, possui sabor ácido e doce e faz muito bem à saúde.

O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos, fazendo do tamarindo um ótimo antioxidante, anti-inflamatório, antiácido, além de ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Tamarindo: benefícios

Sistema digestivo

Devido às suas fibras e propriedades laxantes e estimulantes da bile, o tamarindo, além de melhorar problemas como intestino preso, estimula o suco gástrico, auxiliando na digestão e defecação, devido a propriedades que ajudam a comida ingerida a ser dissolvida mais rapidamente. Por mais controverso que pareça, o fruto também ajuda no tratamento de diarreia crônica.

Fonte de ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, indicado especialmente para as mulheres grávidas, pois contribui com a divisão celular e o rápido crescimento da criança durante a gestação e infância.

Contribui para hipertrofia e recuperação muscular

A tiamina, também conhecida como Vitamina B1, presente na fruta auxilia no processo de hipertrofia muscular e na reparação e construção dos músculos.

Saúde dos rins

O potássio presente no fruto ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

Tamarindo: contraindicações

O tamarindo é recomendado por exemplo para pessoas que têm a pressão alta, já que promove diminuição da pressão arterial, sendo assim, aquelas pessoas que já têm pressão baixa devem tomar muito cuidado ao consumi-lo.

Outro cuidado que é preciso tomar ao consumir o fruto, é em caso de uso de outros medicamentos responsáveis por promover a diluição do sangue, como por exemplo a aspirina, já que o tamarindo tem esta mesma função, o que torna o sangue mais fino, prejudicando processo de estancamento em caso de feridas.

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.