Tipos de Bananas

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 04 de agosto de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Tipos de Bananas: Prata, ouro, maçã, nanica e da terra veja as diferenças entre os tipos de bananas, além de deliciosa, possui diversos benefícios para saúde

A banana é uma das frutas mais populares e queridinhas dos brasileiros, sendo consumida in natura, bolos, doces ou até mesmo com arroz e feijão. Os principais nutrientes contidos da fruta são proteína, potássio, ferro, carboidratos, magnésio, vitamina B6, vitamina C, vitamina A e fibras.

Os benefícios mais importantes de todos os tipos de bananas são de promover saciedade devido o teor de fibras contidos na fruta, auxiliar no controle da pressão arterial, diminuir as câimbras, promover um bom auxilio energético, estimular a sensação de bem-estar, pois é um alimento que possui triptofano, aminoácido que auxilia na produção serotonina.

Tipos de Bananas

Banana nanica

Cada unidade da banana-nanica tem aproximadamente 86 gramas, com cerca de 79 Kcal. Apesar do nome que recebe, esse não é a menor banana do mercado. Ela recebe esse nome porque a árvore em que ela cresce é bem pequena.

É mais rica em potássio e tem bom teor de magnésio. O potássio está diretamente relacionado ao equilíbrio hidroeletrolítico.

Banana-Prata

Para quem gosta de preparar doces, saiba que a banana-prata é a melhor escolha, já que sua polpa é extremamente consistente.

No entanto, ela também pode ser consumida in natura ou em vitaminais. Cada unidade da banana-prata tem aproximadamente 70 gramas, com cerca de 68,6 Kcal.

Esse tipo é o mais duradouro entre todas as opções, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Ela possui uma polpa bastante resistente, o confere a este tipo de banana maior durabilidade.

Dentre as bananas, é a mais rica em vitamina C (mas ainda assim tem 21,6mg em 100g – não é muito. Só para comparar 100g de acerola tem 623mg). Também tem bom teor de potássio, perdendo apenas para a nanica.

Como toda banana, ela é rica em carboidratos e fibras. É uma boa opção de lanche ou complemento de refeição devido a energia que proporciona com velocidade de absorção mais reduzida.

Banana-Ouro

A banana-ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil, tendo aproximadamente 10 centímetros. Cada unidade tem cerca de 40 gramas, com 44,8 Kcal. Este tipo de banana é excelente para ser consumida in natura já que tem um uma polpa doce e perfumada. É boa fonte de magnésio, mineral relacionado, principalmente, à saúde óssea e arterial.

Banana-Maçã

A banana-maçã é com menor teor calórico, cada unidade tem aproximadamente 55 gramas, com 47,8 Kcal. Esse tipo é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas, já que ela demora mais a escurecer do que os outros tipos de bananas.

É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais. Também é o tipo de banana que tem maior teor de manganês e fosforo, ambos nutrientes essenciais para ossos e dentes fortes.

Banana-da-Terra

Essa é a maior espécie do país, os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo. Uma unidade de banana-da-terra com aproximadamente 150 g apresenta 192 Kcal.

É o tipo de banana que contém maior teor de carboidrato e também valor calórico. Também contém tiamina e vitamina B1. Tudo isso confere a este tipo de banana dois benefícios relacionados ao fornecimento de energia: fornece energia através dos carboidratos e também através da vitamina B1, uma das vitaminas envolvidas nas reações do ciclo de produção de energia do nosso corpo.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.