7 vitaminas fundamentais para boa saúde e funções do corpo

Compartilhe esse artigo!
Por  Equipe Onique  |  Publicado em 21 de janeiro de 2017 | Atualizado em 03 de agosto de 2018

Vitaminas fundamentais: saiba quais as vitaminas mais importantes para a saúde.

As vitaminas são vitais para processos celulares relacionados ao metabolismo energético, defesa antioxidante, resposta imune, reparação, crescimento tecidual e muscular e saúde óssea.

Seu consumo é importante para a manutenção de diversas funções metabólicas do nosso organismo.

Conheça seis vitaminas fundamentais para a boa saúde e funcionamento do organismo

Vitamina A

Se você quer praticar esportes, ter ossos saudáveis, enxergar perfeitamente, possuir um sorriso bonito, com dentes fortes e ainda proteger a sua pele dos radicais livres, tem que consumir vitamina A.

Ela pode ser encontrada tanto em carnes e vegetais como: fígado, leite e derivados, ovo (gema), peixe, azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verde escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).

Vitamina C

Você treina regularmente, capricha na hidratação, malha, adora participar de provas e melhorar seus tempos, mas volta e meia é surpreendido com imunidade baixa e resfriado?

Essa é uma das vitaminas fundamentais para melhorar a imunidade.

Encontrada em alimentos como a acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, laranja, limão, mamão, fruta do conde, brócolis, pimentão, pimenta vermelha, couve, couve-flor, espinafre, ervilha, repolho, salsinha, alface, tomate, cenoura, mandioca e batata.

Vitamina D

Para garantir um bom nível de vitamina D no seu corpo e ter ossos saudáveis, a receita é bem simples: tome sol (com proteção), alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos.

É uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na pele humana pela radiação UV-B) e de fontes dietéticas (10%). Na dieta, poucos alimentos são fontes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como arenque, salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.

Vitamina E

A vitamina E funciona como antioxidante para o corpo, que desmonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento.

As fontes naturais são alimentos como sementes (sobretudo a semente de girassol), amêndoas, e peixes oleosos (como o salmão e a popular sardinha). Vegetais gordurosos, como o abacate, também são alimentos onde encontrar vitamina E é possível.

Vitamina K

Essa vitamina ajuda na coagulação sanguínea. Essa é a principal característica do nutriente lipossolúvel. A forma predominante dela nos alimentos é a filoquinona (vitamina K1).

Vegetais de folhas verde-escuras contêm maior teor de filoquinona e contribuem com 40-50% da ingestão total (espinafre, brócolis, repolho, alface).

Vitamina B1

A vitamina B1 auxilia o corpo a produzir novas células saudáveis e também protege o sistema imunológico. É também uma vitamina essencial para a quebra de carboidratos simples.

Obtêm-se a vitamina B1 a partir de: Cereais integrais, amendoim, feijão, espinafre, couve, melaço e germe de trigo.

Vitamina B6

A vitamina B6 ajuda a regular os níveis do aminoácido homocisteína que, em excesso prejudica o revestimento interno das artérias favorecendo o aparecimento de doenças cardíacas.

A piridoxina, como também é conhecida a vitamina B6, contribui também para os padrões do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina. Estudos sugerem ainda, que a vitamina B6 pode reduzir a inflamação em pessoas com doenças como artrite reumatóide.

Obtêm-se a vitamina B6 a partir de: frango, peru, atum, salmão, lentilhas, sementes de girassol, queijo, arroz e cenouras.[vc_row css=”.vc_custom_1478024067242{margin-right: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 20px !important;padding-bottom: 25px !important;padding-left: 20px !important;background-color: #f1f5f8 !important;border-radius: 4px !important;}”][vc_column width=”1/6″ css=”.vc_custom_1467746880870{margin-right: -30px !important;}”][vc_single_image image=”12514″ img_size=”full” alignment=”center” style=”vc_box_circle_2″ onclick=”custom_link” link=”https://oniquenutrition.com/blog/sobre/”][/vc_column][vc_column width=”5/6″]

Não se esqueça de compartilhar este post!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.